Filmes nacionais: público cresce 280%
Bilheteria e renda das produções brasileiras tiveram desempenho muito superior nos seis primeiros meses de 2013 do que no 1º semestre do ano anterior
Os filmes brasileiros foram responsáveis pelas vendas de 13,6 milhões de ingressos no primeiro semestre deste ano. Esse número representa um crescimento de 280% em relação aos seis primeiros meses de 2012, quando o cinema nacional enfrentou um difícil período, tendo recebido pouca atenção dos espectadores das salas do País.
Os dados, divulgados pelo portal especializado filme B e reproduzidos pela Folha de S.Paulo, apontam que as produções nacionais arrecadaram um total de R$ 144 milhões em bilheteria – 289% a mais do que a renda obtida pelo cinema brasileiro no primeiro semestre do ano passado, que havia alcançado o total de R$ 37 milhões
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Os dados do Filme B mostram, também, que cinco filmes nacionais ultrapassaram a marca de um milhão de espectadores no período: “De Pernas Pro Ar -2”, “Vai Que Dá Certo”, “Minha Mãe É Uma Peça”, “Somo Tão Jovens” e “Faroeste Caboclo”.
Apesar do bom desempenho das produções brasileiras, somente dois filmes nacionais figuram no ranking dos dez filmes mais vistos do primeiro semestre de 2012. O líder da lista é “O Homem de Ferro 3”, que rendeu um montante de R$ 96 milhões em bilheteria. Os filmes internacionais, no entanto, sofreram uma ligeira queda no desempenho em relação ao primeiro semestre de 2012. De acordo com números do Filme B, o público espectador de produções estrangeiras foi 13% menor no período e, a renda total, 5% inferior.