Infoglobo entra em acordo com o Cade

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Infoglobo entra em acordo com o Cade

Empresa posicionou-se acerca da denúncia de práticas anticompetitivas, prometendo rever sua política de concessão de descontos nas negociações publicitárias


5 de setembro de 2013 - 5h18

A Infoglobo comprometeu-se em rever sua política de descontos nas vendas de espaços publicitários em seus jornais (O Globo, Extra e Expresso da Informação) após a determinação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A empresa de mídia e a entidade firmaram um Compromisso de Cessação de Prática referente a um processo iniciado no ano de 2005, que acusava a Infoglobo de práticas prejudiciais à concorrência do meio.

Na ocasião, o Jornal do Brasil e o jornal O Dia fizeram uma denúncia ao Cade argumentando que a Infoglobo estava adotando práticas anticoncorrenciais, como a imposição de exclusividade na compra de espaços publicitários e concedendo descontos elevados a anunciantes que adquirissem espaços em todos os jornais do grupo.

Somente oito anos depois, no dia 28 de agosto de 2013, o Cade determinou que a Infoglobo readéque sua política descontos, cessando tais práticas. Pela determinação, fica proibida a concessão de descontos que, na contratação de publicidade de todos os jornais do grupo, tenha preço inferior ao cobrado em apenas um veículo. O acordo prevê, ainda, que a Infoglobo pague uma multa de R$ 1,94 milhão ao Cade.

De acordo com a empresa de mídia, a celebração do acordo tem o principal objetivo de tornar pública a sua boa-fé. Veja a íntegra do comunicado:

A Infoglobo e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) celebraram o Compromisso de Cessação de Prática através do qual a Infoglobo se compromete a revisar sua política de descontos na venda de espaços publicitários em seus jornais.

A celebração do Compromisso visa o encerramento de Processo Administrativo e não implica confissão ou reconhecimento de culpa ou de conduta ilícita por parte da Infoglobo. A principal vantagem de sua celebração é adiantar o resultado útil do processo e encerrar questionamentos existentes. A Infoglobo, com isto, torna pública sua boa-fé e compromisso com as melhores práticas do mercado, reiterando o seu respeito às autoridades brasileiras de defesa da concorrência e aos termos do compromisso firmado.”
 

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