Netflix: menos clientes do que o esperado

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Netflix: menos clientes do que o esperado

Balanço trimestral da companhia aponta a alta dos preços das assinaturas como fator para não ter expandido a base de acordo com as projeções


17 de outubro de 2014 - 12h07

No mesmo dia em que a HBO anunciou seu serviço de vídeo on demand independente da assinatura de canais de TV – e um dia antes da CBS também ter lançado um projeto semelhante na área de VOD – a Netflix declarou que não conseguiu cumprir a proposta declarada há três meses, de conseguir atrair mais assinantes ao seu serviço de vídeo on demand.

Há três meses, a Netflix projetou encerrar o terceiro trimestre do ano com 50,9 milhões de assinantes em todo o mundo. Mas, no relatório financeiro divulgado pela companhia nessa quarta-feira, 15, a Netflix declarou que possui, em todo o mundo, um total de 50,7 milhões de assinantes. Nos Estados Unidos, que concentra a maior base da companhia, a empresa estimou que chegaria ao total de 36,5 milhões de assinantes no fim do trimestre, mas atingiu um pouco menos do que isso: 36,3 milhões.

A Netflix começa a enfrentar tempos difíceis nos esforços para atrair novos clientes. A companhia não apenas cumpriu a meta de expansão da base nos Estados Unidos, como também não cresceu muito em relação ao ano anterior. A Netflix atribui o fato de não ter crescido como pretendia no mercado doméstico dos Estados Unidos à decisão de ter aumentado os preços de sua assinatura, no início deste ano.

“A primeira razão (para o declínio de novos assinantes) foi a alta dos preços na comparação com o ano anterior. Preços ligeiramente maiores resultam em menor crescimento e isso aparece de forma mais acentuadada nos mercados maiores, como o dos Estados Unidos”, disse o comunicado da companhia.

Isso sugere que a Netflix tenha um desafio ainda mais árduo em seu projeto de expandir sua base para 90 milhões de assinantes no território dos Estados Unidos, como o CEO da empresa, Reed Hastings, declarou em abril deste ano.

Ao longo do ano, a Netflix intensificou suas ações de marketing para promover sua plataforma e os produtos de seu portfolio. No segundo trimestre, por exemplo, a empresa declarou ter realizado seu maior esforço de marketing direto para promover a série Orange is The New Black.

Apesar de não ter alcançado a base de assinantes esperada, os números da Netflix continuam positivos. A receita global da companhia alcançou o montante de US$ 1,4 milhão no terceiro trimestre, 27% maior do que no mesmo período do ano passado. A receita proveniente do mercado norte-americano cresceu 25% em relação ao ano passado, chegando a quantia de US$ 877,2 milhões.

Com informações do Advertising Age
 

wraps

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