Os melhores podcasts do Brasil de 2018: para aprender e se divertir

Buscar

Opinião

Publicidade

Os melhores podcasts do Brasil de 2018: para aprender e se divertir

Podcasters experientes são oportunidade para projetos de marketing


18 de outubro de 2018 - 8h00


Meus amigos e colegas sabem que sou viciado em podcasts, por isso, recorrentemente recebo perguntas a respeito de minhas preferências. Vários pedem recomendações, outros querem entender como funciona. A minha primeira resposta é sempre devolver com a pergunta sobre o que a pessoa mais gosta, especialmente quando eu não a conheço bem. Existem pessoas que procuram podcasts para se distrair e se divertir, outros já buscam por mais conhecimento e se instruir em áreas de cultura geral. Alguns gostam de programas curtos, outros topam programas mais longos de audição. Enfim, a pluralidade de interesses é bem distinta, portanto, não existem fórmulas únicas na modalidade “one fits all”.

Eu sou um fuçador, gosto de pesquisar programas novos, procuro sempre conhecer novas propostas, mas também sempre me pego voltando ao meu porto seguro, que são os podcasts que mais curto e, coincidentemente, são aqueles que acompanho há anos. Sou fã mesmo. Por isso, às vezes, tenho amigos que dizem: “Eu não acredito que você ainda continua ouvindo esse mesmo programa até hoje”. Pois é, eu continuo porque o que é bom merece ser consumido.

Meu interesse em podcasts reside em alguns pontos específicos. Basicamente, eu gosto de aprender coisas novas e ouvir pessoas que me fazem pensar, muitas vezes com pontos de vista diferentes dos meus, o que às vezes me incomoda, mas faz parte do processo. Às vezes, tenho vontade de ouvir sobre temas bem distantes da minha rotina diária. Também adoro ouvir histórias pessoais, de qualquer tipo, de pessoas com histórias bonitas ou cabeludas, majestosas ou simples, mas que sejam histórias realmente genuínas e da vida real. Gosto de programas com pessoas bem-humoradas, que se divertem, mas não programas exclusivos de piadas ou de comédia absoluta. Por fim, às vezes, me cai bem um programa de música, para conhecer a história de uma banda que pouco conheço. Esse é o meu perfil, que muitas vezes é bem diferente de pessoas que me procuram pedindo dicas, nessas horas quase sempre eu decepciono, porque não consigo dar as recomendações mais apropriadas para o perfil delas.

Aqui vai a lista de 17 podcasts que considero o melhor da podosfera no País. Praticamente nenhum programa da lista abaixo escapa da minha audição. Semanalmente, me pego varrendo a timeline desses podcasts. Sou viciado mesmo 🙂 Na minha visão é o “crème de la crème” dos podcasts brasileiros, todos de excelente qualidade, mas, obviamente, existem mais alternativas legais, não listadas na minha preferência. Eu sei que vão rolar críticas sobre minha lista, porque vão dizer que esses são podcasts veteranos – “onde estão os novos?”, “onde está renovação?” -, mas que posso fazer se existe uma turma antiga que continua fazendo há anos programas de valor e diferenciados? Aqui, a questão é reconhecer os programas de valor, qualidade, consistência, criatividade, inovação e regularidade. Por isso, grande parte dos programas citados na lista é produzida por podcasters experientes, tornando-se uma oportunidade especial para projetos de marketing de marcas que procuram criar diferenciação no mercado. O mercado de podcasts nos Estados Unidos tem crescido fortemente, sinalizando que podemos ter um movimento similar no Brasil.

Eu sempre tento escapar da pergunta sobre a minha preferência número 1, mas quase sempre ela aparece. Portanto, pensei sobre isso e concluí que o podcast com o qual mais aprendo e que sempre me surpreende é o Lidercast. O formato do programa é simples, mas fenomenal no conteúdo. Nesse programa, o Luciano Pires sempre bate um papo com um convidado, que conta histórias de sua vida. Passam pelo programa todos os tipos de pessoas, sem um perfil estabelecido ou uma agenda estruturada de entrevista, e é aí que a mágica acontece, porque como ele mesmo diz, o papo, às vezes, vai para lugares inimagináveis. Destaco também o Nerdcast, o Café Brasil, o Xadrez Verbal e o Escriba Café. Esses são os “BIG 5”, integrantes da minha playlist de preferência. Nenhum escapa.

Eis a minha lista em ordem alfabética, sem prioridades. Sou fã de todos eles!!! Aqui tem conteúdo para todos os gostos e agradeço por tudo que oferecem. Tem literatura, cerveja, futebol, humor, ciência, empreendedorismo, história, mistério, cinema, cultura, política, esporte, música, liderança, marketing e variedades de todos os tipos. Vocês podem fazer o download diretamente do iTunes, Spotify, SoundCloud ou outro agregador de podcats.

ALÔ TÉNICA

Um podcast dedicado para os que desejam produzir podcasts, com dicas práticas, técnicas e reflexões para todos que estão iniciando ou pensando em se tornar um podcaster. É um tema bem específico, mas trata-se de um programa com excelente agenda de conteúdo e liderança do sempre excelente Leo Lopes. Os temas atendem interesse de podcasters iniciantes e profissionais.

BALLASCAST

Podcast do Marcio Ballas, que é palhaço, ator, diretor, apresentador, especializado na linguagem de Clown e Improviso Teatral. No programa, ele conta histórias de sua vida (sempre surpreendentes), o mundo do humor, do improviso e do teatro. As histórias de sua vida são as que mais gosto. Ballas é um improvisador profissional e isso fica evidente em cada episódio. Muito divertido!!!

BEERCAST

O melhor podcast do País sobre cultura cervejeira, artesanal e industrial, levando uma conversa bem humorada e instrutiva sobre cerveja em diversas dimensões: cultural, comercial, criativa, social e econômica. A turma faz degustação ao vivo de cervejas, contando com participação de convidados. Eles trazem informações históricas, conversam sobre a produção e a evolução da marca, bem como tentam traduzir as percepções sensoriais que cada um sente na cerveja analisada. Sob comando do espirituoso Anselmo Mendo e dos Beercasters Gustavo Passi, Renato Martins e Ricardo Shimoishi.

BRAINCAST

Podcast que discute temas variados, mas quase sempre rondando o universo da cultura digital, entretenimento e tecnologia. Inevitavelmente, as conversas escapam para falar de temas ligados a criatividade, inovação, marketing e comunicação. Comandado pelo seu criador, Carlos Merigo, o podcast sempre provoca discussões divertidas e atuais sobre o mundo dos negócios, que é um tema que sempre me interessa.

CAFÉ BRASIL

Um super podcast produzido por Luciano Pires, que entorta a cabeça das pessoas, tratando de temas como comportamento, cidadania, política, cultura e educação. É muitas vezes polêmico, provocando reflexões e incômodo. Os episódios são ilustrados sempre com música, sendo muitas delas desconhecidas e inusitadas. Sem dúvida, um dos melhores podcasts do Brasil. É um presente para qualquer brasileiro que busca entender melhor nossas raízes, de onde viemos e para onde vamos, como País e cidadãos.

CAIXAS DE HISTÓRIAS

Um delicioso podcast que oferece uma experiência diferenciada na apreciação dos livros. Paulo Carvalho, líder do podcast literário, sempre narra um ou mais trechos da obra, comentando e conversando com os convidados. Esse é um podcast que apresenta um olhar diferente sobre a literatura, sempre trazendo novas obras e “criando” novos leitores.

ESCRIBA CAFÉ

Passam os anos e o Escriba Café continua sendo mais que um podcast: é uma experiência. São histórias super bem contadas sobre o mundo, história, mistérios da humanidade e curiosidades. Sob criação e produção de Christian Gurtner, esse podcast tem uma sonoplastia imbatível e criativa, com dramaticidade, apresentação impecável e fruto de uma pesquisa detalhada do tema abordado. É um primor de podcast.

FRONTEIRAS DA CIÊNCIA

Um podcast que aborda temas relacionados à ciência através de uma conversa descontraída entre acadêmicos, estudantes e profissionais. Às vezes, a discussão é profunda, mas a conversa e a pluralidade do papo fazem você fazer parte da roda. Este é um podcast maravilhoso que não é muito divulgado e pouco conhecido por todos. A qualidade de produção não é especial, mas o conteúdo é super rico e esclarecedor. Esse programa é produzido pelos professores e alunos da UFRGS.

FRONTEIRAS INVISÍVEIS DO FUTEBOL

Um podcast que fala de futebol, mundial e brasileiro, orbitando a conversa ao redor da cultura, história, política e geopolítica. Ou seria o contrário? O futebol é contado de dentro e, principalmente, fora das quatro linhas. Sob o comando de Matias Pinto, acompanhado de Filipe Figueiredo, esse podcast tem um belo trabalho de edição e pesquisa.

LIDERCAST

Um podcast sobre liderança e empreendedorismo, de todas as formas, onde Luciano Pires bate um papo com pessoas das mais diversas origens e experiências, sempre de forma leve e lúdica, explorando o assunto de uma forma nada tradicional. Experimente ouvir alguns episódios e você vai se surpreender. O formato é simples, basicamente uma conversa, mas o conteúdo é o grande diferencial. Atualmente, é o meu podcast favorito.

MAMILOS

Apresentando-se como “Jornalismo de Peito Aberto” e sob o comando das carismáticas Juliana Wallauer e Cris Bartis, o podcast Mamilos é amado por seus fãs e seguidores. Aqui rola de tudo, sempre no formato de entrevista e debate, desde temas amplos até específicos. É sempre interessante ouvir um novo episódio para encarar uma discussão a respeito de um tema inesperado. A pauta toca temas importantes da sociedade.

NA TRILHA

Podcast focado em esportes e atividades outdoor, ou temas relacionados. Os episódios quase sempre têm convidados externos para conversar sobre experiências, informações técnicas e dicas. Recomendo muito. Esse é um programa que incentiva muito a prática regular de esportes e atividades ao ar livre. Sob o comando de Renan Cirilo Alves, Lucia Conrado e Rafael Pelissari.

NERDCAST

Esse é o podcast de maior audiência do País, amado por seus fãs, e seu enorme sucesso não é por acaso. O Nerdcast é a versão podcast do Jovem Nerd. Recheado de bom humor de ponta a ponta, porém com conteúdo de valor, rola de tudo nos episódios comandados por Alexandre Ottoni e Azaghal. Tem tecnologia, comportamento, cultura, cinema, história, ciência, cotidiano e uma lista sem fim de assuntos que eles tocam. Esse é daqueles podcasts considerados indispensáveis.

RADIOFOBIA CLASSICS

Delicioso programa mensal apresentado por Leo Lopes, trazendo a biografia e alguns dos maiores sucessos dos grandes nomes da música mundial. É um show de história e música. É muito bem produzido, com conteúdo que surpreende, pois apresenta um lado do artista que você não conhece. É sentar, colocar o fone de ouvido e curtir muito!

RAPADURACAST

Sob o comando de Jurandir Filho, o Rapaduracast discute o universo do cinema, cobrindo os principais lançamentos, as grandes polêmicas, os grandes clássicos, com homenagens aos grandes nomes da indústria cinematográfica e tudo que gira ao redor da telinha. Os participantes têm opiniões próprias, estudam profundamente o tema discutido e são pessoas apaixonadas pelo mundo do cinema. São papos muito agradáveis.

TEMACAST

Um podcast com conteúdo riquíssimo, profundo e didático sobre história, biografias, cultura geral e comportamento. Cada episódio é uma aula detalhada sob comando de Francisco Seixas e convidados. Particularmente, gosto muito dos episódios abordando momentos e fatos da história do Brasil.

XADREZ VERBAL

Um podcast dedicado à política, especialmente internacional, que descomplica o assunto de forma didática e lúdica, ligando todos os pontos e fazendo você entender coisas que pareciam impossíveis de acompanhar. Liderado por Filipe Figueiredo, acompanhado de Matias Pinto, o Xadrez Verbal procura discutir sobre atualidades na política, mas avança também nos temas de cultura, história e sociedade em geral. Esse é um podcast muito inovador, não somente pelo conteúdo, mas também pela forma e pela ousadia de entrar num tema para lá de difícil.

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • Mauro Segura

  • Luciano Pires

  • Alexandre Ottoni

  • Leo Lopes

  • Marcio Ballas

  • Anselmo Mendo

  • Gustavo Passi

  • Renato Martins

  • Ricardo Shimoishi

  • Carlos Merigo

  • Paulo Carvalho

  • Christian Gurtner

  • Matias Pinto

  • Juliana Wallauer e Cris Bartis

  • Lucia Conrado

  • Rafael Pelissari

  • Renan Cirilo Alves

  • Azaghal

  • Jurandir Filho

  • Francisco Seixas

  • UFRGS

  • podcasts

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”