Abradi sugere código de conduta para contratar influenciador

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Abradi sugere código de conduta para contratar influenciador

Entidade do setor digital elaborou documento com série de recomendações às agências e marcas


5 de julho de 2017 - 12h52

A Associação Brasileira dos Agentes Digitais (Abradi) divulgou esta semana um manual para agências, com recomendações sobre boas práticas com influenciadores. O “Código de Conduta para Agências Digitais na Contratação de Influenciadores” tem como objetivo profissionalizar o mercado e deixar claro que existe uma relação comercial entre as partes envolvidas.

O trabalho contou com a colaboração efetiva de 45 profissionais de agências digitais, de publicidade, de relações públicas, agentes de influenciadores, veículos de comunicação e influenciadores, bem como as entidades do setor como Abap, Fenapro, APP Brasil, Abemd, IAB Brasil e Abracom. O documento foi apresentado durante o Prêmio Influenciadores Digitais 2017 e está disponível no site da entidade.

(Crédito: Reprodução)

“Existe uma zona nebulosa nas relações entre marcas, agências e influenciadores no mundo todo. Estudamos o tema e adotamos como benchmark os códigos de conduta da Inglaterra, Austrália e Nova Zelândia. Fizemos adaptações ao nosso cenário e consultamos mais de 40 profissionais do setor, reforçando a credibilidade do documento. Ele pode ser considerado um guia de melhores práticas para o mercado. Acredito que conseguimos trazer um pouco de luz para essa questão”, disse Alexandre Gibotti, diretor executivo da Abradi, em comunicado.

Entre as recomendações às marcas, está evitar ações publicitárias camufladas e explicitar as relações comerciais entre marcas e influenciadores.  Para Bia Granja, CEO do Youpix, a transparência nas relações beneficia todas as partes envolvidas. “Essa iniciativa da Abradi é essencial para o desenvolvimento do mercado digital por meio de práticas positivas e não predatórias. Um documento como este formaliza o que deixará de ser aceitável a partir de agora”, disse em nota.

“Foi um desafio enriquecedor criar esse código com a diretoria executiva da Abradi, unificando as diversas vozes do setor digital e dos influenciadores. Nessa imersão notei que o contrato e os aspectos jurídicos são percebidos como trava quando, na verdade, asseguram a legitimidade da relação entre as partes”, acrescentou Silvia Venna, sócia de Armani Venna Advogados e assessora jurídica da Abradi para o tema.

A Abradi é uma entidade sem fins lucrativos que defende os interesses das empresas desenvolvedoras de serviços digitais no Brasil, reunindo cerca de 700 empresas em 13 estados.

 

 

 

 

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