A publicidade, na visão de Gael Garcia Bernal
Ator e diretor mexicano é o protagonista da nova campanha da cerveja Sol e falou sobre sua participação em campanhas publicitárias
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BuscarAtor e diretor mexicano é o protagonista da nova campanha da cerveja Sol e falou sobre sua participação em campanhas publicitárias
Alisson Gagliardi Fernandez
17 de agosto de 2016 - 9h25
Nesta semana, a marca de cerveja Sol, da Heineken, lançou sua nova campanha global, assinada pela agência Talent Marcel. Gravado no Brasil, o filme contou com a participação do ator e diretor mexicano Gael Garcia Bernal, que não costuma emprestar sua imagem para campanhas publicitárias. Em entrevista ao Meio & Mensagem, concedida por e-mail, o ator fala sobre a experiência de participar da ação e conta como foram as filmagens realizadas no Brasil, em junho.
Meio & Mensagem: Você não faz muita publicidade. Por que decidiu fazer a campanha da Sol Premium?
Gael Garcia Bernal: Costumo fazer muita promoção para os filmes em que participo. Filmes se tornam algo muito “meu” de certa forma, quando, na realidade, eu é que me torno parte deles. Assim podemos nos defender mutuamente, o filme e eu, enquanto vivemos o exercício cinematográfico em questão. Com a publicidade é diferente, mas ainda assim é preciso estar convencido de onde se quer chegar. O slogan ‘Espírito Livre’ me pareceu algo interessante e com o qual estou de acordo. É algo que posso defender, por assim dizer. Foi por isso que decidi participar dessa campanha.
M&M: Você se identifica com o conceito que a cerveja apresenta na campanha?
Gael: Sim, ainda que seja um conceito bastante amplo e abstrato. É um impulso muito subjetivo ser um ‘Espírito Livre’. Todo mundo encontra a liberdade – se pode dizer o mesmo da felicidade – de uma forma muito pessoal. Talvez a liberdade seja o conceito mais aceito para se ter felicidade. É um conceito universal a partir do qual se pode começar a discutir todos os extremos da humanidade.
M&M: Fazer uma campanha para um produto mexicano é mais fácil?
Gael: Sim, de certa maneira. Definitivamente, é mais fácil que fazer publicidade de um produto lácteo finlandês, por exemplo. Digo isso porque o fato de ser uma cerveja, que adoro, a propósito, me conecta com a experiência de ter consumido esse produto. É uma cerveja que tomo na praia e em diferentes contextos no México. Isso torna mais pessoal do que se fizesse a publicidade de um produto que não consumo ou que é muito distante de mim.
M&M: Você é um dos atores latino-americanos que mais representa sua geração. Que mensagem quer passar?
Gael: Obrigado pelo elogio. A verdade é que não quero passar nenhuma mensagem. Interpreto arquétipos como trabalho e dessa forma posso encontrar liberdade e muita felicidade. Se isso inspirar alguém a ser livre e feliz – e ainda questionar tudo isso -, ótimo! Pertenço a uma geração da qual sairão, em breve, novos governantes da América Latina. Temos de ser muito responsáveis com isso e atender às altas expectativas que nos impusemos. A liderança do mundo precisa de pessoas que defendam o bem comum e sejam conciliadores.
M&M: Como foi gravar no Brasil?
Gael: Com o Brasil, tenho a sensação de ter uma segunda pátria. Sempre que estou lá, é genial. A experiência foi curta, mas adorei trabalhar com uma equipe tão linda e legal. Espero que o comercial tenha ficado muito bom. Acho que se pode ter muitas asas e voar muito alto. Mando um abraço a todos.
Assista ao comercial:
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