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Comunicação

Cartaz com cristo atrai “traidores” a site

Mesmo arrumando polêmica com a Igreja católica, site que promove casos extraconjugais já tem mais de 275 mil usuários cadastrados


15 de setembro de 2011 - 12h18

A ideia foi polêmica, gerou críticas, diversas matérias na imprensa e despertou a raiva das autoridades da Igreja do País mais católico do mundo. Mas, concordando ou não com a estratégia de marketing utilizada pelo site Ohhtel.com (voltado para os usuários que procuram um caso extraconjugal), não dá para negar que o uso do Cristo Redentor como uma espécie de “garoto propaganda” do serviço foi eficiente.

A polêmica da campanha aconteceu no início do mês de setembro, quando o Ohhtel.com, que já tinha lançado suas operações na cidade de São Paulo no mês de junho, deu início a uma estratégia para expandir seu leque de usuários para outros mercados – entre eles, o do Rio de Janeiro. Para chamar a atenção dos cariocas, o site colocou nas ruas um outdoor, que estampava a foto do maior cartão postal da cidade – o Cristo Redentor – e as curtas frases: Tenha um caso agora. Arrependa-se depois.

Rapidamente, a inusitada associação entre religião e um suposto “pecado” chamou a atenção dos moradores do Rio de Janeiro e atraiu uma leve de novos visitantes para o Ohhtel.com. Segundo Lais Ranna, vice-presidente de operações do site no Brasil, uma semana após a colocação do outdoor, 17 mil pessoas do Rio de Janeiro se cadastraram para buscar (ou, ao menos, tentar) um caso extraconjugal.

Segundo a porta-voz, o objetivo da campanha não aproveitar o tom religioso da imagem. “Nós queríamos usar uma imagem bem conhecida e que representasse o Rio de Janeiro em qualquer lugar do mundo. Não existe melhor imagem que aquela do Cristo”, justifica. A rejeição da ala religiosa, entretanto, foi tanta que a empresa se viu na obrigação de retirar o outdoor para evitar maiores problemas. A Arquidiocese do Rio de Janeiro chegou a ameaçar o site de processo. Segundo comunicado divulgado pela companhia, a previsão era de que o outdoor ficasse no local por mais de um mês.

Traição – com ou sem Cristo

O problema com a Igreja, entretanto, parece não ter atrapalhado os planos do Ohhtel.com, que vê no mercado brasileiro uma boa oportunidade de expandir seus negócios – seguindo a mesma linha do concorrente Ashley Madison, que chegou ao País há pouco tempo, de olho no potencial “traidor” do brasileiro (leia mais sobre esse site aqui).

Segundo Lais, em dois meses de operação no Brasil, o Ohhtel.com já conseguiu 275 mil novos usuários cadastrados e registrou mais de um milhão de visitantes. As campanhas publicitárias do portal vão continuar, tanto na mídia impressa, como também em comerciais de TV e anúncios online.

E, para se defender das críticas de quem julga que a empresa promove um desserviço à sociedade, a porta-voz posiciona que a campanha só influencia aqueles que já estão com pré-disposição a trair. “Um cartaz ou anuncio de televisão não vai convencer ninguém a usar o nosso serviço. Se você é uma pessoa que está muito feliz no seu casamento, você pode ver os nossos anúncios o dia inteiro e não ter interesse em usá-lo. As pessoas ficam membros do Ohhtel.com não por causa dos anúncios, mas por qualquer motivo e circunstância do seu casamento” analisa.

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