Como as marcas podem fazer marketing dentro do LinkedIn?
A adesão em massa dos criadores de conteúdo à rede social e a maior utilização de conteúdo em vídeo pode transformar profundamente o mercado B2B
Como as marcas podem fazer marketing dentro do LinkedIn?
BuscarComo as marcas podem fazer marketing dentro do LinkedIn?
BuscarA adesão em massa dos criadores de conteúdo à rede social e a maior utilização de conteúdo em vídeo pode transformar profundamente o mercado B2B
Meio & Mensagem
6 de maio de 2025 - 15h02
LinkedIn aposta em criadores de conteúdo em vídeo para impulsionar marketing B2B (Crédito: Shutterstock)
Com informações do Ad Age
O futuro do marketing business-to-business (B2B) é nos vídeos, desde patrocínios apresentados por criadores de conteúdo B2B emergentes, até anúncios em TVs conectadas, voltados para tomadores de decisão no setor B2B.
Esse foi o argumento base da primeira apresentação do LinkedIn no NewFronts, evento realizado nesta semana pelo IAB, nos Estados Unidos A companhia discorreu sobre a proliferação dos conteúdos em vídeo na plataforma e sua crescente importância para marcas B2B, dado que o alvo dos compradores tende a ser mais jovem.
Lições principais:
“Se você é um profissional de marketing B2B, as mesmas jogadas que você usou no passado não necessariamente vão funcionar da mesma maneira hoje em dia,” contou Matt Derella, vice-presidente do LinkedIn Marketing Solutions, ao Ad Age.
Ele destacou um relatório de 2024, gerado por uma pesquisa da Forrester, que revelou que a maioria (71%) dos compradores B2B são millenials ou da geração Z, que também corresponde à faixa etária que mais consome conteúdo em vídeo nas plataformas sociais.
O LinkedIn colocou o foco de sua apresentação na gama de ferramentas publicitárias para vídeos, voltadas para as marcas B2B que buscam atingir os compradores mais jovens, seja na plataforma ou fora dela. O LinkedIn também destacou seu programa reformulado de anúncios em vídeo, que foi renomeado de Wire Program para BrandLink na semana passada.
Enquanto o Wire Program focou em oportunidades de anúncios para conteúdo em vídeo – produzidos por publicadores como Bloomberg e Forbes – a BrandLink permite que os anunciantes veiculem anúncios em vídeo ao lado de novos programas exclusivos do LinkedIn, criados por criadores de conteúdo B2B – incluindo a designer e fundadora da marca, Rebecca Minkoff; o empresário e apresentador do podcast Diário de um CEO, Steven Barlett; e Gary Vaynerchuk, presidente da VaynerX e CEO da Vayner Media.
Paralelamente aos vídeos veiculados nesses programas exclusivos, o LinkedIn está conversando com publicitários sobre a possibilidade de uma categoria exclusiva em cada programa, conta Derella.
“Eu conversei com mais de 100 CMOs do setor B2B desde que me juntei ao LinkedIn,” afirma Derella, que chegou à companhia em dezembro, “e uma palavra que surgiu nessas conversas constantemente foi ‘criadores de conteúdo’.”
Muitas marcas B2B, como a plataforma Hootsuite e o aplicativo Notion, têm intensificado seus investimentos em marketing de influência no LinkedIn, conforme mais criadores se estabelecem na plataforma. A introdução do LinkedIn ao feed de vídeos verticais – que seguem o modelo TikTok – ajudou a acelerar o crescimento de criadores B2B na plataforma, levando ao boom das campanhas de influência. O LinkedIn viu um crescimento de 36% no consumo de vídeos na plataforma no último ano, de acordo com Derella.
“Estamos realmente focados em migrar para o espaço de criadores de conteúdo, e queremos fazer isso de um jeito que funcione para os profissionais de marketing B2B,” acrescenta.
O LinkedIn também promoveu sua ferramenta de anúncios CTV durante o NewFronts, apresentando outra oportunidade de alcançar os tomadores de decisão B2B da geração Z e dos millenials, através das plataformas parcerias do LinkedIn, incluindo Roku e Paramount.
“Os vídeos estão se tornando um fenômeno na plataforma, e parece certo colocar uma bandeira no chão e dizer ‘estamos falando sério sobre isso,’ ao nos juntarmos à programação do evento organizado pelo IAB, ao lado dos outros grandes players do espaço das mídias sociais, como o Youtube, Meta e TikTok.
A apresentação inaugural do Spotify no NewFronts do ano passado foi bem similar, ao destacar o crescimento dos conteúdos em vídeo na plataforma de música. Neste ano, a marca retorna com uma apresentação nesta quarta-feira, 7.
Compartilhe
Veja também
Omo traz de volta a Promobol, com Vinicius Jr.
Veiculada pela primeira vez em 2005, campanha aposta na nostalgia e oferece prêmio de R$ 500 mil
Prêmio eSports Brasil recruta influenciadores para sua edição de 2025
Iniciativa do Prêmio eSports Brasil com influenciadores visa aproximar a premiação das comunidades gamers