Comunicação
Conteúdo suplanta propaganda, diz IBM
Estudo com CMOs norte-americanos indica necessidade de especialização para entrega de conteúdo em diversos canais
Estudo com CMOs norte-americanos indica necessidade de especialização para entrega de conteúdo em diversos canais
Felipe Turlao
8 de setembro de 2015 - 3h11
Mais da metade dos anunciantes planeja aumentar o orçamento de marketing, e o conteúdo é o responsável pela maior parte desse crescimento, de acordo com um estudo realizado pela IBM junto a membros do CMO Club, grupo que inclui heads de anunciantes norte-americanos de grande porte.
Os dados mostraram que 57% dos profissionais planejam aumentar o orçamento de marketing nos próximos três anos.
O desenvolvimento de conteúdo será responsável pela maior porção do bolo de marketing (13,3%), seguido pela propaganda tradicional (11,5%). Outras áreas de investimento serão publicidade online (11,1%), eventos (10,9%), criação de sites (10,5%) e relações públicas (9,6%).
“A publicidade não é mais a rainha. O atual rei é a geração de conteúdo, atraindo os maiores investimentos. Isso faz sentido quando pensamos no conteúdo como coração da conversa que interliga os estágios da jornada do comprador e a experiência de engajamento”, concluiu o estudo.
Mas há um detalhe importante para os entusiastas do conteúdo. A IBM diz que a maioria dos CMOs entrevistados faz uma clara distinção entre conteúdo de qualidade e conteúdo de quantidade, privilegiando o primeiro tipo, evidentemente. “O número de canais e devices continuará a crescer, e cada um requer seu próprio tipo de conteúdo”, explica Jay Henderson, diretor de estratégia da IBM Commerce. Ou seja: é melhor pensar em poucos e bons conteúdos para cada plataforma, do que em ter inúmeras postagens no Facebook que não dizem nada.
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