Conteúdo suplanta propaganda, diz IBM
Estudo com CMOs norte-americanos indica necessidade de especialização para entrega de conteúdo em diversos canais
Estudo com CMOs norte-americanos indica necessidade de especialização para entrega de conteúdo em diversos canais
Felipe Turlao
8 de setembro de 2015 - 3h11
Mais da metade dos anunciantes planeja aumentar o orçamento de marketing, e o conteúdo é o responsável pela maior parte desse crescimento, de acordo com um estudo realizado pela IBM junto a membros do CMO Club, grupo que inclui heads de anunciantes norte-americanos de grande porte.
Os dados mostraram que 57% dos profissionais planejam aumentar o orçamento de marketing nos próximos três anos.
O desenvolvimento de conteúdo será responsável pela maior porção do bolo de marketing (13,3%), seguido pela propaganda tradicional (11,5%). Outras áreas de investimento serão publicidade online (11,1%), eventos (10,9%), criação de sites (10,5%) e relações públicas (9,6%).
“A publicidade não é mais a rainha. O atual rei é a geração de conteúdo, atraindo os maiores investimentos. Isso faz sentido quando pensamos no conteúdo como coração da conversa que interliga os estágios da jornada do comprador e a experiência de engajamento”, concluiu o estudo.
Mas há um detalhe importante para os entusiastas do conteúdo. A IBM diz que a maioria dos CMOs entrevistados faz uma clara distinção entre conteúdo de qualidade e conteúdo de quantidade, privilegiando o primeiro tipo, evidentemente. “O número de canais e devices continuará a crescer, e cada um requer seu próprio tipo de conteúdo”, explica Jay Henderson, diretor de estratégia da IBM Commerce. Ou seja: é melhor pensar em poucos e bons conteúdos para cada plataforma, do que em ter inúmeras postagens no Facebook que não dizem nada.
Compartilhe
Veja também
Lançada na CCXP, campanha da Hasbro traz desfecho de “Caverna do Dragão”
Com roteiro do Jovem Nerd e animação do estúdio Os Bonequinhos em stop motion, a campanha foi criada pela Ogilvy em parceria com a Hasbro
Mercedes celebra parceria e se despede de Lewis Hamilton
Equipe de Fórmula 1 e AMV BBDO lança campanha global para valorizar o piloto, que integrará a Ferrari em 2025