Erh Ray e Gal Barradas oficializam BETC
Expectativa é estar entre as 20 maiores do Brasil nos próximos cinco anos
Expectativa é estar entre as 20 maiores do Brasil nos próximos cinco anos
Meio & Mensagem
4 de fevereiro de 2014 - 4h09
No ano em que completa 20 anos de sua fundação em Paris, a BETC chega a São Paulo pelas mãos de Gal Barradas e Erh Ray, que responderão pela função de co-presidentes. O escritório paulistano tem a pretensão de estar entre as 20 maiores agências do País em até cinco anos e para isso aposta na boa reputação de seus sócios, Gal e Ray, além do "sobrenome BETC". O lançamento nesta terça-feira, 4, contou com a presença de um dos fundadores, Remi Babinet, e do diretor de desenvolvimento de negócios da BETC, Guy Hayward.
As conversas com Erh Ray tiveram início há cerca de um ano, período em que ele classifica como uma fase de ‘detox’, após ter deixado a sociedade na Borghi/Lowe. No entanto, as tratativas foram aceleradas quando Gal Barradas deixou o posto de CEO da FBiz, em 2013. Os dois nunca haviam trabalhado juntos, mas se conheciam e compartilhavam ideias semelhantes sobre o mercado. Ray apresentou Gal aos franceses, e o entrosamento fez com que a chegada da BETC à São Paulo fosse antecipada, sendo inaugurada antes mesmo do escritório nos Estados Unidos onde a rede francesa também pretende atuar.
Ray conta que neste período em que ficou afastado do mercado, esteve à procura das raízes da criatividade em agências, clientes e veículos. “Não sou um cara só de anúncios e campanhas, sempre fui além da publicidade, já fiz até alguns editoriais, e a BETC acredita em pensar produtos do começo meio e fim. É esse envolvimento que quero prestar aos nossos clientes”, diz.
De acordo com Remi Babinet, a entrada no mercado nacional é estratégica e vem sendo pensada há algum tempo. Apesar de estar de olho nos eventos esportivos dos próximos anos como a Copa 2014 e a Olímpiada 2016, os líderes da BETC também querem se aproveitar da criatividade dos profissionais e das marcas locais. “Quando lançamos a agência há 20 anos, não procuramos por grandes anunciantes, pois antes que nossas marcas se tornem grandes, elas prioritariamente são pequenas. No Brasil, que continua sendo um mercado emergente, também será assim”, destaca Babinet.
Apesar de não divulgar a porcentagem das ações, os sócios contam que a participação majoritária no escritório de São Paulo será da BETC. A agência está em fase de contratação de profissionais. “Não acredito em departamentos, por isso estamos buscando colaboradores multi-disciplinas e a ideia é que eles funcionem como um hub para cada anunciante”, afirma Gal. A sede será arquitetada e decorada pelos próprios sócios, assim como aconteceu no escritório de Paris.
Por enquanto o primeiro cliente da operação é o Shopping Cidade Jardim, do Grupo HSF. Entre os clientes globais que a BETC atende em outros mercados, e que são expressivos no Brasil, estão Peugeot (atendida em 67 países), Lacoste e L´Oreal, cuja conta está na agência há 16 anos. Atualmente a conta de Peugeot está na carteira da Y&R e por enquanto não há nenhuma conversa sobre alinhamentos no Brasil. “Claro que se solicitarem uma apresentação sobre nosso trabalho, nós vamos fazer”, explica Ray.
Ray e Gal estão entusiasmados também com a ideia de participar ativamente de projetos internacionais da rede. A BETC é uma rede pertencente ao Grupo Havas, mas que segundo Guy Hayward, funciona de maneira totalmente independente.
Atualmente, a BETC é uma das oito agências do mundo, e a única francesa, a ser destaque por dez anos consecutivos na lista “Table 50”, do Gunn Report. Entre as campanhas mais premiadas produzidas pela agência está “The Bear“ para o Canal+ e “BabyMe” para Evian. A BETC fechou o ano de 2013 com faturamento de 100 milhões de euros.
Compartilhe
Veja também
Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers
Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins
Campanhas da Semana: verão, festas e presentes
Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público