Morre o criativo José Fontoura da Costa, aos 88 anos
Com passagens por Norton, Ogilvy e Giovanni, ele participou da criação de campanhas icônicas da publicidade brasileira, como “Shell Responde” e “Pense em você amanhã, exija Orloff hoje”
Morre o criativo José Fontoura da Costa, aos 88 anos
BuscarMorre o criativo José Fontoura da Costa, aos 88 anos
BuscarCom passagens por Norton, Ogilvy e Giovanni, ele participou da criação de campanhas icônicas da publicidade brasileira, como “Shell Responde” e “Pense em você amanhã, exija Orloff hoje”
Alexandre Zaghi Lemos
5 de maio de 2020 - 14h26
Faleceu nesta terça-feira, 5, em São Paulo o publicitário José Fontoura da Costa, aos 88 anos. Ele estava internado na Santa Casa de Misericórdia de Santo Amaro, em São Paulo, em decorrência de um AVC.
Nos anos 1970, Fontoura foi um dos criativos integrantes do grupo chamado de “Os Subversivos”, na Norton Publicidade – em plena ditadura militar –, ao lado de Jarbas José de Souza, Neil Ferreira, Carlos Wagner de Moraes e Anibal Guastavino. Depois se transferiu para a Standart, Ogilvy & Mather, onde ficou por 15 anos até 1988, quando ocupava a vice-presidência de criação.
No início dos anos 1980, quando comandava a área na Standart, foi indicado quatro anos seguidos ao Prêmio Caboré de Profissional de Criação. Nesta época, ele dirigiu a equipe de criação (Clóvis Calia, Jaques Lewkowicz e Heitor Feitosa) de uma das campanhas mais importantes da história da publicidade brasileira: “Shell Responde”, que incluía distribuição de livros de bolso, que circularam de 1982 a 1994, com dicas de cuidados com carro, educação para o trânsito e informações sobre viagens de férias. É também do inicio da década de 1980 a campanha “Pense em você amanhã, exija Orloff hoje”, em parceria com Jaques Lewkowicz e Heitor Feitosa.
Quando deixou a Standart, Ogilvy & Mather, Fontoura já era sócio da produtora Movi&Art, comandada por Paulo Dantas. Posteriormente foi diretor de criação da Giovanni. Em 2006, já como vice-presidente de criação da Mix21, do mesmo grupo da Giovanni, foi incluído no Hall da Fama do Clube de Criação de São Paulo.
Nos últimos anos, Fontoura atuou como diretor de novos negócios da produtora de som Rítmika Audio Arts. Sócio da empresa, Henrique Tanju se despediu assim em postagem no Facebook: “Meu agradecimento eterno por toda luz e genialidade nos anos de trabalho juntos. Morre Fontoura da Costa mas fica seu legado em nossos corações, e no Hall mundial de Gênios da Publicidade, uma inspiração para novas gerações de criativos no mundo. Vou sentir saudades de vc me chamando: -Maestro! Maestro! Meus sentimentos a família e amigos. Descanse em paz meu amigo”.
Compartilhe
Veja também
Fabricante do Ozempic, Novo Nordisk faz campanha sobre obesidade
Farmacêutica escolhe a iD\TBWA para ação que envolve peças de out-of-home, mídias digitais e mensagens na TV paga
Papel & Caneta lista os 30 agentes de mudança do mercado em 2024
O coletivo também divulga 25 iniciativas, três a mais que a última edição, que transformaram a indústria da comunicação em 2024