Omnicom prepara investimentos no Brasil
Holding, que cresceu 7,8% na América Latina, quer ampliar sua atuação no País por aquisições e startups
Holding, que cresceu 7,8% na América Latina, quer ampliar sua atuação no País por aquisições e startups
Felipe Turlao
23 de julho de 2014 - 12h19
Atrás dos concorrentes WPP e Publicis Groupe em termos de aquisições no Brasil nos últimos anos, inclusive perdendo a segunda colocação no mercado brasileiro para a holding francesa, o Omnicom quer tirar a diferença por meio de uma estratégia agressiva que envolve aquisições e startups.
O centro nervoso do plano está na Diversified Agency Services (DAS), unidade global estabelecida na América Latina apenas em dezembro de 2013, sob a liderança de Abaetê de Azevedo, CEO da Rapp.
A DAS concentra os negócios de serviços de marketing e tem como principais agências a própria Rapp e as empresas de relações públicas Ketchum e InPress Porter Novelli, a primeira aquisição do Omnicom no ano. A holding trabalha, agora, na incorporação de mais dois negócios: uma agência digital e uma de marketing promocional.
Na frente de incubação de startups, a DAS lançou nos últimos meses as empresas Davie Brown (entretenimento), AMCI (marketing para indústria automotiva), Communispace (gerenciamento de comunidades online de consumidores) e WebSensus (pesquisa digital).
E a meta é ainda mais ambiciosa: pretende colocar de pé mais oito negócios até o início do ano que vem. Algumas marcas globais da rede Omnicom devem passar a operar no Brasil, como ocorreu em 2011 com a GMR Marketing, focada em esportes e entretenimento.
Em relação às três redes de publicidade — DDB, BBDO e TBWA —, também há um projeto de expansão comandado pelas matrizes, especialmente nas duas últimas. A TBWA, cujo principal negócio no País é a Lew’LarazTBWA, adicionou recentemente a Mood e lançou as consultorias Brand You, CorporaBR e Disruption Works. Já a BBDO, em parceria com os sócios locais da AlmapBBDO, inaugurou a agência de ativação Gael.
Os planos do Omnicom aparecem em um momento bom para a região latino-americana dentro do grupo. A operação da holding na região, que inclui os reportes financeiros das agências AlmapBBDO, DM9DDB e Lew´Lara\TBWA, apontou crescimento de 7,8% no segundo trimestre de 2014, de acordo com o balanço financeiro divulgado nesta semana. A região da América do Norte subiu 7,9%, a Europa, 2,1%, e a Ásia, 5,1%.
Em termos mundiais, as receitas saltaram 6,4%, para US$ 3,9 bilhões no segundo trimestre. A empresa havia crescido 3% no primeiro trimestre. Os números indicam uma recuperação, já que durante o ano de 2013, em que a holding esteve focada na fusão posteriormente cancelada com o Publicis Groupe, o Omnicom havia obtido alta de 2,6%.
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