Comunicação
Para Oi, experiência do consumidor é chave
Flavia da Justa, diretora de comunicação de marketing da marca, aponta a conquista de confiança é a principal meta das empresas de telecom
Flavia da Justa, diretora de comunicação de marketing da marca, aponta a conquista de confiança é a principal meta das empresas de telecom
Victória Navarro
4 de dezembro de 2018 - 6h00
Sinceridade e empatia não eram, há algum tempo, pilares muito importantes para o mercado publicitário voltado às empresas de telecomunicações. O consumo da propaganda centrada nos efeitos da tecnologia e da conexão no cotidiano brasileiro deixou de fazer sentido quando o consumidor passou a adotar novos hábitos de consumo e a exigir cada vez mais diferenciais entre as companhias de telefonia. De olho nisso, a empresa Oi procura adotar uma identidade capaz de refletir a cultura e mundo digital e, além de associar sua imagem a produtos, potencializar sua ligação com soluções.
De acordo com Flavia da Justa, diretora de comunicação e marketing da companhia, estabelecer uma relação de confiança com as pessoas é o maior desafio do setor de telecomunicações. Para ela, “continuar ouvindo o que os consumidores querem, permanecer atento às novas tecnologias e à oferta de conteúdo relevante e compreender soluções digitais de TI e telecom” também podem interferir no processo competitivo entre operadoras.
A Oi, segundo a executiva, acredita que a experiência do cliente é o novo campo de batalha das empresas. “Cada vez mais, o consumidor busca uma solução rápida, que fornece maior comodidade”, fala. Na empresa, a digitalização vem contribuindo para a simplificação de atendimento, o que gera ganhos de produtividade e reflete de forma positiva na companhia, segundo a porta-voz. Além disso, a Oi, até o final deste 2018, deve investir R$ 4 bilhões em atividades como ampliação de fibra óptica e melhoria de cobertura móvel, com lançamento do 4,5G.
Segundo Flavia, o diferencial da Oi começa pelo próprio nome, “que foi completamente disruptivo para o mercado, na época cheio de siglas. Com uma comunicação vibrante, tom de voz bem humorado e sempre convidando o consumidor a repensar o mercado de telecom, a Oi rapidamente construiu códigos que marcaram as pessoas”, diz. A profissional conta que a empresa tem focado em ofertas atrativas e na união de forças com parceiros estratégicos, para “entregar exatamente o que eles desejam de serviços de telecom: conteúdo de alta qualidade, grande franquia de dados e minutos ilimitados, por valor que caiba no bolso dos clientes”.
Youtuber protagoniza campanha da Oi
Em setembro deste ano, a empresa reforçou sua parceria com o youtuber Whindersson Nunes e ampliou a atuação do influenciador em suas campanhas publicitárias. O comediante, que até então era garoto propaganda do serviço de telefonia móvel pré-paga da operadora, virou comunicador de todos os serviços de conexão à internet da empresa, responsável por criar em conjunto com a NBS, os conceitos “WhinderssON” e “WhinderssOFF”.
Ao lado do youtuber Whindersson Nunes, a companhia explora série de humor no Instagram, campanha digital de banda larga e filmes para TV, relacionados ao pré-pago Oi Livre. Em ação inédita, a Oi realizou, com o comediante, a primeira live da marca no Twitter, que mobilizou 2,5 milhões de espectadores, em menos de 24 horas. A transmissão baseou-se em um stand up com histórias bem-humoradas de seguidores, relacionadas a situações cotidianas de quando estavam online e off-line.
Veja um dos comerciais da Oi, que conta com a participação do youtuber Whindersson Nunes:
A diretora de comunicação de marketing da companhia ainda destaca campanha lançada em janeiro deste 2018 como um dos motivos da conquista de clientes. Criada pela NBS, a comunicação, com sete filmes criados para web – dois deles com participação do apresentador Marcelo Tas – apresenta serviços como Minha Oi e do Técnico Virtual e se inspira em comportamentos digitais cotidianos, como compartilhar correntes positivas em aplicativos de mensagens.
*Crédito da foto no topo: Rawpixel/Pexels
Compartilhe
Veja também
O que as agências mais amam – e que mais odeiam – nos clientes
Ousadia e inovação é característica mais valorizada nos clientes, segundo líderes de agências, enquanto concorrências são as práticas mais criticadas
99Pay estreia série que retrata relação dos brasileiros com o dinheiro
Personagens são inspirados em personas identificadas a partir de pesquisas da marca sobre os hábitos financeiros dos clientes