Assinar

Pinturas nos telhados do Alemão

Buscar
Publicidade
Comunicação

Pinturas nos telhados do Alemão

Em ação para Kibon, Open, braço da Borghi/Lowe, leva exposição inusitada para a comunidade carioca


6 de maio de 2014 - 8h30

“Deu na Telha” é o nome do projeto que até agosto ocupa com arte os telhados das casas do Morro do Alemão, no Rio de Janeiro. A iniciativa, criada pela Open, braço de ativação da Borghi/Lowe, para a Kibon, é a primeira exibição aérea já realizada no Brasil. Nela, mais de 680 metros quadrados de pinturas serão expostos nos telhados de casas selecionadas da comunidade carioca. O Ministério da Cultura (Minc) é parceiro desta ação.

“A Open assina os projetos de ativação da Kibon no Morro do Alemão desde a implementação do teleférico. Com um objetivo cultural, criamos e desenvolvemos a primeira exposição aérea do Brasil com total apoio do Minc e participação exclusiva da Kibon”, explica Adriano Carvalho, diretor geral da Open. No projeto, dez artistas da região e o grupo Coletivo Gráfico, em parceria com jovens moradores da comunidade, assinam 22 obras que serão expostas nos telhados das casas do Morro do Alemão. Os trabalhos poderão ser observado por inteiro entre as estações Baiana, Alemão/Kibon e Itararé do teleférico, administradas pela SuperVia, apoiadora da iniciativa.

“A Kibon está presente no Morro do Alemão desde 2011, quando implantou nas estações do Teleférico do Alemão pontos de venda de sorvetes para contribuir com a comunidade na geração de uma renda fixa. Este ano, queremos trazer mais cultura para a comunidade. Assim, o projeto Deu na Telha, irá unir os moradores com os artistas, possibilitando uma troca de informações e vivência”, diz Isabel Masagão, gerente de marketing da Kibon. Trabalhos de artistas como Mana Bernardes e Walter Goldfarb integram a iniciativa.

Para auxiliar na produção das obras, um programa de capacitação está sendo realizado desde fevereiro pelo Educap (Espaço Democrático de União, Conviência, Aprendizagem e Prevenção). No total, 80, adolescentes foram atendidos em mais de 32 horas de workshops de habilitação. “Incluir esses jovens na produção dos trabalhos dos artistas é algo que mudará suas vidas. Mostrar para cada um como idealizar, desenhar e produzir uma obra de arte faz com que esses adolescentes percebam o encanto dessa profissão”, diz Lucia Cabral, do Educap.

Ao final do projeto, a Kibon, junto com a comunidade do Alemão, irá reaproveitar as lonas utilizadas na exposição. Pensando no benefício dos moradores do morro, o material será revertido em peças artesanais que irão gerar rendar extra para a população local.

Confira abaixo o vídeo do projeto "Deu na Telha", produzido pela Hungry Man com direção de Gualter Pupo:

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers

    Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers

    Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins

  • Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público