O pensamento que já nasce encaixotado
O que deveria funcionar como inspiração, acaba se transformando em uma grande prisão
O que deveria funcionar como inspiração, acaba se transformando em uma grande prisão
Meio & Mensagem
24 de junho de 2014 - 2h33
“Vamos pensar fora da caixa", exclama o executivo de marketing do alto de alguma arranha-céu que corta a cidade de São Paulo. Clichês do segmento à parte, a frase anima com um certo ar de desconfiança as agências parceiras presentes no quadrilátero de onde transcorre a reunião, cada uma armada com a sua especialidade.
Na sequência, o gerente de marketing e produto começa a explanar slide após slide toda a problemática e objetivos cruciais para a nova empreitada da marca. Tanto ele quanto o alto executivo fazem questão de enfatizar que esperam uma solução completa para tamanha enrascada.
O que deveria funcionar como inspiração – e deixar o território livre e vasto para as agências presentes solarem em busca de tais soluções – acaba se transformando em uma grande prisão, daquelas de deixar Alcatraz no chinelo, que começa no momento em que cada agência decide ficar com o pensamento engessado dentro do negócio da própria agência.
O resultado, depois de tantas análises, insights e pensamentos por trás de cada uma das agências, são soluções encaixotadas dentro do negócio de cada uma, é algo no estilo: “Eu sei lá se efetivamente soluciona o negócio do cliente, mas vai solucionar o meu”.
Est évident que cada uma defenderá com louvor o porquê de suas ideias serem as melhores para resolver toda a problemática. Muito melhor, inclusive, do que Sherlock faria para resolver seus casos.
O maior prejudicado no meio disso tudo é o cliente, que perdeu dezenas de ideias e soluções maravilhosas que foram surgindo de cada uma das equipes estratégicas e criativas ao longo do processo.
Sem excesso de credulidade, sim, na outra ponta também existem alguns clientes que carregam certa parcela de culpa quando decidem remunerar as agências somente por aquilo que executam, e não por aquilo que pensam.
No final das contas, boas ideias já nascem mortas, marcas perdem e consequentemente, negócios enfraquecem. #todosperdem.
* Thiago Nascimento é diretor de planejamento da NewStyle
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