Você é um bom porta-voz?
Entramos em uma fase complicada, que eu chamo de comoditização de porta-vozes. Considero que a padronização dos treinamentos de mídia (media training) estão atrapalhando a formação de porta-vozes autênticos e legítimos.
Estamos ensinando executivos a se defenderem da imprensa. E não a tirar proveito de uma boa entrevista.
Falo da comunicação empresarial, pois na política, o porta-voz mantém seu estilo com uso do fator mediático que setorista político tanto gosta. Mas, nas editorias de economia/empresarial, percebo o engessamento de porta-vozes respondendo com grande influência do politicamente correto. Respostas padrões sem charme, com poucas contextualizações, pouco uso de metáforas e polêmicas que possam ascender boas discussões.
Entretanto, continuo a sentir o interesse de jornalistas à caça de porta-vozes que lhe façam render umas boas aspas, algo contundente, algo que possa virar uma chamada de capa ou título da matéria. A pergunta do artigo é para provocar aqueles que entraram no automático e depois reclamam com o assessor: “Poxa, falei meia hora com o repórter e ele só colocou duas linhas!”
Edson Giusti é jornalista e sócio da Giusti Comunicação Integrada, empresa especializada em gestão de imagem e relações públicas