Os planos da Rede Ronaldo para a criação de conteúdo
Hub de conteúdo fará a cobertura do backstage da Copa do Mundo, quer trabalhar cases sociais através da Fundação Fenômenos e manter vivo o legado do jogador

Com Ronald a frente, Rede Ronaldo quer ser um hub de conteúdo e amplificar o legado de Ronaldo Fenômeno (Crédito: High Films)
Na última quarta-feira, 17, aconteceu a inauguração oficial da Casa Rede Ronaldo. Localizado no Jardim Europa, em São Paulo, o local é a concretização do hub de criação de conteúdo de esporte, games, música e cultura pop, além de ser um espaço projetado para manter o legado do jogador vivo, com as lembranças da sua carreira.
A empresa terá Ronald Nazário de Lima, filho de Ronaldo, como presidente e Douglas Buiu como CEO e trabalhará com criadores de conteúdo, como Milene Domingues e outros nomes, para a realização de projetos comerciais e de coberturas.
Um exemplo do que já está sendo projetado é a cobertura in loco da Copa do Mundo Fifa, que acontece ano que vem, nos Canadá, México e Estados Unidos. Neste caso, a Rede prevê 30 dias consecutivos de conteúdo ao vivo, mais de 450 horas de produção multiplataforma diretamente de três sedes, além de um trailer itinerante totalmente equipado para gravações e transmissões.
“Podemos falar de qualquer cenário, como games, finanças, e tudo acaba virando entretenimento, seja ele informativo, ou de comédia. Nosso papel é contar histórias, mesmo que isso envolve transmissões, bastidores, entre outras coisas”, afirma o presidente da rede.
Embora os planos para esse primeiro momento estejam focados no desenvolvimento desta cobertura, os executivos já buscam novos talentos e novos projetos e não descartam a possibilidade da transmissão ao vivo de competições. Hoje, a Rede Ronaldo já realiza a exibição do Galáticos Open, torneio de tênis criado por Ronaldo, e parcerias com outros veículos na participação desse tipo de iniciativa.
“Temos esse objetivo e já fazemos, mas não temos pressa de entrar numa briga que já está tão saturada. Temos um mar de oportunidades”, afirma Ronald.
Na parte comercial, a Rede ainda não conta com nenhum projeto firmado, nossos planos começam a ser desenvolvidos agora, com o start do lançamento do espaço físico, que também será importante para o desenvolvimento do conteúdo.
“Abrimos a nossa agenda e o nosso espaço para mostrar ao mercado quem somos. Queremos trabalhar junto com as marcas, não temos regras. A nossa única regra é entender o que o público quer”, explica Buiu.
Legado, história e presença
Apesar de não estar mais a frente das operações da Rede Ronaldo, o ex-atacante da seleção brasileira, estará presente em diversas ocasiões, a começar pelo nome do projeto, que foi desenvolvido por ele em 2021. A rede começou com a Ronaldo TV, canal em que o atleta publicava conteúdo sobre seus hobbies.
Além disso, o local é um tributo ao legado de Ronaldo no futebol. O local é todo decorado com itens históricos da trajetória do jogador, como camisas históricas do Brasil, medalhas e troféus.
“A Rede Ronaldo, que leva o meu nome, leva meu legado. Estarei sempre por perto, como pai, para ajudá-lo no que for necessário. Tenho muita confiança nele e no trabalho que tem sido feito”, afirmou Ronaldo durante uma coletiva no evento.
Fundação Fenômenos
Outro aspecto trabalhado pelo hub o trabalho com ações sociais, por meio da Fundação Fenômenos, que é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2010 que desenvolve projetos voltados para as comunidades do Brasil.
Com intermédio da ONG, a Rede Ronaldo promoverá ações para descobrir novos talentos, por meio da Fenômenos Academy e convidar os jovens a participarem dos projetos, bem como conhecer a Casa Rede Ronaldo, como parte da amplificação do legado do jogador.
Esse projeto é um dos carros-chefes da fundação, como explica Ronaldo. “A Fenêmenos Academy vai atingir todos os estados no Brasil com projetos que incentivam os fenômenos que encontramos, queremos investir nos jovens potencializá-los e fazer com que alcancem objetivos importantes para a própria comunidade” disse.
Prestes a completar 50 anos, o jogador afirma que um de seus desejos é criar uma sede física para a Fenômenos, não só para ter uma área administrativa, mas como um museu rotativo que conta a história da carreira do camisa 9 e de outros nomes do esporte nacional.
“Queremos ter cursos profissionalizantes e uma série de iniciativas. Estamos trabalhando para isso, buscando um terreno adequado, que seja próximo de algumas comunidades”, comenta.