NFL implementa IA da Microsoft em áreas-chave do negócio
Além de impulsionar experiências nos dias de jogo, IA da Microsoft promete auxiliar o trabalho da liga

IA da Microsoft promete ajudar clubes da NFL a tomarem decisões mais assertivas (Crédito: Ringo Chiu/Shutterstock)
A National Football League (NFL) anunciou, nesta quarta-feira, 20, a renovação de sua parceria estratégica de mais de uma década com a Microsoft. O acordo marca o início de uma nova era de inovação em inteligência artificial (IA) na liga.
A NFL e seus times já estão usando tecnologias da big tech, com o Microsoft Copilot e o Azure AI, para aprimorar a avaliação à beira do campo e os fluxos de trabalho, para identificar novos talentos e para otimizar operações que mantêm os estádios funcionando perfeitamente.
Atualmente, a NFL acontece em 30 estádios diferentes e tem mais de 330 evento por ano, além de ter centenas de milhões de fãs espalhados pelo mundo. Logo, por meio das soluções empresariais da IA da Microsoft e das plataformas de nuvem e IA da companhia nos dias de jogos, técnicos e jogadores poderão acessar e analisar insights e desempenho em tempo real, tomando decisões mais informadas de forma mais eficiente e personalizada.
Decisões orientadas por dados
Com a parceria, a NFL atualizou o seu sistema de visualização à beira do campo para cada franquia com mais de 2,5 mil Microsoft Surface Copilot+ PCs, capacitando 32 clubes, aproximadamente 1,8 mil jogadores e mais de 1 mil técnicos e funcionários dos times com dados dos jogos em tempo real e ferramentas de análise.
Além disso, técnicos e jogadores passam a ter acesso a um novo recurso desenvolvido com o GitHub Copilot que ajuda a filtrar jogadas com base em critérios como descida e distância, jogadas de pontuação e penalidades. Isso permitirá analisar rapidamente formações, decifrar coberturas e tomar decisões orientadas por dados.
Um painel de controle alimentado pelo Microsoft 365 Copilot também poderá ajudar os analistas dos times a identificar insights acionáveis com mais rapidez para influenciar estratégias de jogo.
Fora dos campos
A parceria entre NFL e a Microsoft vai além dos campos ao apoiar funções como gerentes de operações de jogo. Os esforços de pesquisa e desenvolvimento da colaboração incluem um painel de operações para o dia do jogo, alimentado pelo Copilot, que rastreia e categoriza incidentes importantes que ocorrem a cada ano e que podem impactar as operações semanais.
A Microsoft trabalha, ainda, para incorporar ferramentas de vídeo com Azure AI nas sessões de treino das franquias. Isso promete ajudar na revisão de treinamentos, avaliações e análises de lesões dos jogadores.
Recentemente, durante o NFL Scouting Combine de 2025, técnicos e olheiros das equipes da liga utilizaram um aplicativo alimentado pelo Microsoft Azure AI Foundry para ter insights mais inteligentes e em tempo real sobre os mais de 300 candidatos.
Por meio da parceria, em breve, os times poderão aplicar a IA em outros cenários, como análise de desempenho de candidatos ao draft fora do NFL Combine. Isso acabará fornecendo insights orientados por dados para operações comerciais e esportivas.
Além disso, em breve, os funcionários das 32 franquias da NFL poderão usar agentes de IA para apoiar e melhorar diversos fluxos de trabalho, incluindo casos como recrutamento de jogadores e gestão do teto salarial.
Alguns desses times, como o Tampa Bay Buccaneers, já estão usando o Copilot para impulsionar o seu marketing, promoções e engajamento com os fãs. A Associação de Jogadores da NFL também já está utilizando soluções de IA da Microsoft como parte de seu processo de revisão de vídeos, melhorando a eficiência da equipe e a segurança dos jogadores.