OpenAI inaugura GPT-5, seu novo sistema de IA
Modelo de IA promete ser mais confiável com menos alucinações, e já está disponível aos usuários do ChatGPT
“O nosso melhor sistema de IA até o momento”: é dessa forma que a OpenAI está classificando o GPT-5, seu modelo de inteligência artificial lançado na última quinta-feira, 7.

Sam Altman, CEO da OpenAI, em vídeo de apresentação sobre o GPT-5 (Crédito: Reprodução)
O sistema foi melhorado e é capaz de responder preguntas a partir de um raciocínio mais profundo, o que o confere maior inteligência e confiabilidade para atividades que vão desde codificação, escrita criativa, pesquisas no campo da saúde, design, entre outros. Isso o torna, em linhas gerais, mais “humanizado”.
Sam Altman, CEO da OpenAI, afirma que a ideia de ter um “software por demanda” será uma das características que definirão a era do GPT-5.
Demais recursos envolvem a escolha de uma personalidade para conversar com o chatbot e cores para os bate-papos, melhorias no recurso de voz, modo de estudo e conexão com o Gmail e Google Agenda. Além disso, o modelo é capaz de utilizar arquivos de outros aplicativos, como Google Drive e SharePoint para fornecer informações baseadas no contexto das empresas.
De acordo com a companhia, o sistema deverá apresentar reduções significativas em episódios de alucinação, fornecendo respostas incorretas e até mesmo inventadas, por exemplo.
O GPT-5 já está disponível para todos os usuários do ChatGPT. Os assinantes Plus terão maior limite de utilização, enquanto os detentores do plano Pro podem ter acesso ao GPT-5 Pro, uma versão com capacidade de raciocínio ampliada, proporcionando respostas mais completas, detalhadas e precisas. O modelo também estará disponível no Copilot, da Microsoft.