Publicis Brasil muda comando: Gabriela Borges assume liderança
No posto de CEO desde 2019, Eduardo Lorenzi está de saída do grupo, que passou por diversas mudanças nos últimos meses
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Alexandre Zaghi Lemos
22 de abril de 2024 - 11h50
A Publicis Brasil, maior agência do Publicis Groupe no País, tem novo comando a partir desta semana. A chief operating officer (COO) Gabriela Borges assume como managing diretor, em substituição a Eduardo Lorenzi, que ocupava o posto de CEO desde 2019 e está de saída do grupo.
A mudança é a mais importante na holding desde que Gabriela Onofre assumiu a liderança do Publicis Groupe no Brasil, em junho do ano passado – mas não a única, confira mais abaixo.
Na Publicis Brasil, Gabriela Borges já lidera a área de negócios desde 2021 e está na agência há 13 anos. Em 2022, ela foi a vencedora do prêmio Caboré de Profissional de Atendimento e Negócios. Desde que chegou à Publicis, Gabriela Borges foi diretora de atendimento, comandou o núcleo de health, foi vice-presidente de negócios e respondia como COO desde o início do ano.
Entre os clientes atendidos pela Publicis Brasil estão Honda, PicPay, TikTok, Carrefour, Nestlé, The Walt Disney Company, Sanofi e Braskem. No final do ano passado, a agência venceu a concorrência pela conta da Decathlon. Outro novo cliente é a Barilla. No ranking do Cenp-Meios relativo a 2022 (o mais recente disponível), a Publicis Brasil foi a 8ª agência que mais comprou mídia no País. No anterior, com o consolidado de 2021, havia sido a 2ª colocada.
Pacote de mudanças
A mudança de comando da Publicis Brasil é a mais importante alteração na holding desde que Gabriela Onofre assumiu a liderança do Publicis Groupe no Brasil. Entretanto, houve outras trocas de lideranças que mudaram a configuração do grupo.
Em agosto, com a saída de Miriam Shirley, mudaram os comandos de quatro empresas que a ela se reportavam, onde os managing directors passaram a responder diretamente à CEO da holding: as agências de mídia Performics (Rafaela Queiroz); de produção Prodigious (Daniela Pistone); de digital customer experience Sapient (João Vicente); e de commerce e shopper marketing Arc (liderada por Marilia Queiroz).
No início de dezembro, Fernando Diniz foi transferido do posto de coCEO da DPZ para o de CEO da Leo Burnett Tailor Made, onde substituiu Marcelo Reis. Desde então, a DPZ segue com um único CEO, Benjamin Yung, o BJ.
Ainda no final do ano passado, após mais de 20 anos de sociedade, o grupo abriu mão do controle acionário da agência de relações públicas MSL Andreoli, que voltou a ser uma empresa independente, comandada pelo seu fundador Paulo Andreoli e sob a nova marca And All.
No início deste mês, a holding anunciou a criação de uma nova estrutura, focada em mídia e dados: o Publicis Groupe Media, comandado pela colombiana Ximena Villamil.
Ainda nesta área de mídia, Aga Porada, que até julho de 2023 respondeu como vice-presidente de mídia da Africa Creative, assumiu como managing director da PMX (Publicis Media eXchange), operação que centraliza negociações de mídia.
Nesse grande pacote de mudanças, as quatro agências de publicidade do Publicis Groupe no Brasil também reforçaram seu comando principal com novos chief operating officer (COO). Na Talent, da CEO Lica Bueno, foi contratado Eduardo Megale (ex-Artplan). Na Leo Burnett Tailor Made, o contratado para a função foi Fábio Brito (ex- Newbacon). Na DPZ, Flávia Côrtes foi promovida a COO. E, na Publcis Brasil, Gabriela Borges foi promovida a COO em janeiro e, agora, assume como managing diretor.
A própria holding Publicis Groupe passou a ter uma COO no final do ano passado, quando contratou Andréa Fernandes, que tem passagens anteriores pelas áreas de marketing de Ambev e Kraft Heinz, e também por agências, como a DM9.
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