Assinar

Raça e gênero: como a Publicis estruturou programa de capacitação

Buscar

Raça e gênero: como a Publicis estruturou programa de capacitação

Buscar
Publicidade
Comunicação

Raça e gênero: como a Publicis estruturou programa de capacitação

Programa Entre, que desenvolve e integra criativas nas agências, terá 85% das vagas preenchidas por mulheres negras


22 de março de 2022 - 17h55

(Crédito: Divulgação)

Preencher um espaço majoritariamente masculino já é uma tarefa árdua, ainda mais quando a diversidade pela questão da raça entra em cena. A quarta edição do projeto Entre, da Publicis Brasil, terá 25 vagas destinadas a mulheres negras neste ano. O curso, que tem como objetivo a capacitação de mulheres para inseri-las nas agências publicitárias, também tem como novidade a parceria com a Carreira Preta, que dá consultoria em soluções corporativas e educacionais em diversidade para inclusão e integração social.

Cintia Pessoa, diretora de RH da Publicis, diz que a falta de mulheres — especialmente negras — nos times criativos é um problema estrutural do mercado. “Com esse foco em gênero e raça, nós conseguimos atrair mais talentos nesse perfil”, declara. “Obviamente, não trabalhamos apenas para aumentar percentuais, nosso objetivo é ter a diversidade refletida também nos trabalhos, alavancando equipes mais diversas e gerando entregas diferenciadas”, diz. Atualmente, 42% do time criativo da Publicis é composto por mulheres e 24% por pessoas negras.

A participação da Carreira Preta se dá na realização de workshops que preparam a liderança criativa da agência a fim de integrar a visão de modelagem de atuação dos departamentos criativos ao projeto. “Nosso foco é transformar a perspectiva assistencialista em uma perspectiva de atração de talentos”, acrescenta Cintia. No momento, a agência entra na fase de triagem das inscritas. Em seguida, será realizado o mapeamento dos perfis para, enfim, sequenciar o painel com as finalistas.

Além das aulas, dadas a sua maior parte por profissionais da própria Publicis,  a iniciativa passa a contar com trilhas de desenvolvimento, como a Carreira Consciente, que conta com workshops sobre gestão de carreira com metodologia do Carreira Preta. A agência, também, firmou parceria com a plataforma de educação da Share, o Club Share, que reúne cursos com personalidades do segmento da comunicação. As participantes do projeto de 2022 terão acesso a assinaturas de um ano na plataforma.

Ainda que o objetivo seja dar visibilidade aos talentos e apoiar as mulheres na participação no mercado publicitário, a Publicis espera contratar “muitas participantes”, conforme salienta a diretora de RH.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Publicidade brasileira deve crescer 5,2% em 2025, aponta Dentsu

    Publicidade brasileira deve crescer 5,2% em 2025, aponta Dentsu

    Global Ad Spend Forecasts 2025 indica que o crescimento será impulsionado pela televisão e por investimentos em digital

  • Quem explica o torcedor brasileiro? Betano celebra o futebol em campanha

    Quem explica o torcedor brasileiro? Betano celebra o futebol em campanha

    Patrocinadora do Campeonato Brasileiro destaca a paixão da torcida e anuncia nova edição da Casa Brasileirão Betano para 2025