Surge a caxirola, a vuvuzela brasileira
Instrumento oficial da Copa foi criado por Carlinhos Brown, em parceria com a agência The Marketing Store
Instrumento oficial da Copa foi criado por Carlinhos Brown, em parceria com a agência The Marketing Store
Felipe Turlao
28 de setembro de 2012 - 11h58
Mais do que mascote ou logotipo, a grande lembrança de alguém sobre a Copa do Mundo de 2010 foi ela. Onipresente nos jogos do evento, a vuvuzela irritou jogadores na mesma medida em que divertiu torcedores. E agora que os organizadores já apresentaram logotipo e mascote oficiais da Copa de 2014, nada mais justo do que abrir espaço para o lançamento da vuvuzela brasileira.
O instrumento escolhido para ser o “som da Copa” é a caxirola, chocalho de ares artesanais inspirado no caxixi, instrumento de origem indígena e muito utilizado em rodas de capoeira pelo País. Cerca de 190 milhões unidades serão produzidas para o mundial, ou seja, praticamente uma para cada brasileiro. A criação foi do cantor Carlinhos Brown em parceria com a agência The Marketing Store.
A escolha da caxirola não tem nada a ver com a Fifa, mas sim com o governo brasileiro que, por meio do Ministério dos Esportes, chancela projetos que ajudam a promover o País durante a Copa. Os aprovados, como a caxirola de Brown e da The Marketing Store, poderão estampar as marcas Fifa e Copa do Mundo 2014. A expectativa é que cerca de cem produtos, inclusive o apito "peduá", receberão a certificação.
Entusiasmado com o projeto, Brown demonstrou o funcionamento da caxirola ao ministro dos Esportes Aldo Rebelo, em evento ocorrido nesta quinta-feira, 27. O cantor ensaiou, inclusive, uma versão do hino nacional brasileiro, além de propor uma canção para a torcida: “Queremos fazer o som do mar. E quando a torcida gritar Ney, o instrumento fará o som do mar”, explicou, no vídeo abaixo. E você, gostou da vuvuzela brasileira?
Confira vídeo em que Carlinhos Brown explica o funcionamento da caxirola:
Compartilhe
Veja também
Fabricante do Ozempic, Novo Nordisk faz campanha sobre obesidade
Farmacêutica escolhe a iD\TBWA para ação que envolve peças de out-of-home, mídias digitais e mensagens na TV paga
Papel & Caneta lista os 30 agentes de mudança do mercado em 2024
O coletivo também divulga 25 iniciativas, três a mais que a última edição, que transformaram a indústria da comunicação em 2024