Concorrência do Walmart entra na segunda fase
Na etapa inicial varejista já descartou Loducca, Lew?Lara, NBS e Taterka; prosseguem na disputa: Africa, DM9, Paim e Publicis
Concorrência do Walmart entra na segunda fase
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BuscarNa etapa inicial varejista já descartou Loducca, Lew?Lara, NBS e Taterka; prosseguem na disputa: Africa, DM9, Paim e Publicis
Felipe Turlao
5 de agosto de 2013 - 9h00
Como parte da estratégia de revisão periódica das relações com as agências, a rede varejista Walmart colocou sua verba publicitária em concorrência. Há cerca de um mês iniciou processo de avaliação de seis agências: DM9DDB, Loducca, Lew’Lara\TBWA, NBS, Publicis e Taterka. O objetivo era selecionar três para a segunda fase, mas o anunciante resolveu que somente DM9DDB e Publicis continuariam na disputa, e uma terceira concorrente seria buscada no mercado.
Desta segunda fase, também irão participar outras duas agências com as quais o Walmart já tem relacionamento: a Africa, que cuida da conta da marca desde dezembro de 2008, e a Paim, que atende outras marcas do grupo: Todo Dia, Mercadorama, Nacional e as unidades especiais, que incluem os negócios de farmácias, postos de combustível, financeira, restaurantes e cafeterias.
A Morya também faz parte do rol de agências do Walmart, mas deixou de atender no final de 2012 as verbas da rede Todo Dia e da divisão de unidades especiais, migradas para a Paim. Permanecem na Morya as contas de Bom Preço (atendimento concentrado no escritório de Salvador) e Big (atendida em Porto Alegre).
A Publicis foi uma das concorrentes pela conta do Carrefour, vencida pela Leo Burnett Tailor Made em agosto do ano passado (leia mais aqui). Além dos movimentos do Walmart e do Carrefour, o Pão de Açúcar também acaba de colocar sua conta em concorrência (leia mais aqui), o que marca um período agitado para a publicidade dos três principais players do setor supermercadista no Brasil.
Este é um dos segmentos anunciantes mais atrativos do mercado. De acordo com o ranking Agências e Anunciantes, de Meio & Mensagem, o Grupo Pão de Açúcar é o 14º maior comprador de mídia do País, tendo investido R$ 300 milhões em 2012. O Carrefour ocupa a posição de número 55, com R$ 93 milhões; e o Walmart aparece em 90º, com R$ 47 milhões.
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