Ana Laura Sivieri deixa a liderança de marketing e comunicação da Braskem
Executiva estava na companhia havia 24 anos e exercia a função de head global de marketing e comunicação desde 2019
Ana Laura Sivieri está de saída da Braskem. A informação foi confirmada pela executiva e pela assessoria de imprensa da companhia.
Ela respondia como head global de marketing e comunicação desde 2019 e deixa a petroquímica movida pela ambição de se renovar profissionalmente e explorar novos segmentos.

Ao longo de 24 anos em que esteve na Braskem, Ana Laura Sivieri passou por cinco fusões e duas grandes crises da companhia (Crédito: Reprodução)
O movimento foi planejado e construído em conjunto com a organização ao longo de dois anos, visando uma transição estruturada.
Com a saída de Ana Laura, a Braskem optou por eliminar a função de CMO. A nova estrutura, desenhada por ela, inclui duas gerências, de marketing e comunicação, que deverão responder à vice-presidência da área. Desde agosto, Ana Laura cumpre a função de consultora para apoiar a transição até o final de fevereiro.
“Foi um movimento muito pensado, corajoso e muito bem construído junto com a empresa, que também devem estar aberta a olhar para os profissionais e entender que, em algum momento, temos que liberar a nossa carreira”, diz ao Meio & Mensagem.
Ao longo da trajetória na Braskem, a executiva passou por cinco fusões e duas grandes crises. “Destaco muito poder olhar para uma empresa de forma tão ampla, olhando todas as variáveis: tanto os potenciais a serem comunicados, quanto as vulnerabilidades a serem mitigadas, no caso de crise. É uma construção de imagem e reputação muito ampla e estrutural”, lembra.
Ela também esteve envolvida no processo de internacionalização da Braskem, contribuindo para a expansão da marca nos mercados do México, Estados Unidos, Europa e Ásia.
Como petroquímica, majoritariamente voltada para negócios B2B, foi sob o guarda-chuva de Ana Laura que a empresa ampliou o diálogo com a sociedade sobre a educação ambiental e o consumo consciente. Exemplos são a parceria com o Parque Ibirapuera, em São Paulo, desde 2022, e o patrocínio a eventos como o Rock in Rio e Lollapalooza, ampliando o reconhecimento e retorno para a marca.
“Estou bastante otimista para esse movimento. Cada vez mais, as empresas, mesmo as que estão muito focadas em produto, precisam olhar para a questão da reputação e comunicação corporativa. Elas são mais questionadas do que entregam para a sociedade, qual é o propósito, essência, posicionamento e a relevância para o País”, defende, salientando a tendência crescente na indústria de quebrar barreiras entre conteúdo e publicidade.
Para a próxima etapa na carreira, Ana Laura – que é formada em administração de empresas, tem MBA em marketing pela ESPM e cursos de especialização na FGV, FDC, Hyper Island e Insead – considera a atuação em diversos setores, entre eles o de tecnologia, indústria pesada e farmacêutica, mobilidade e serviços no geral, como financeiro.