Talent espera melhora no mercado

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Comunicação

Talent espera melhora no mercado

José Eustachio, CEO da agência, afirma que, apesar de início de ano pouco favorável, trimestres futuros trarão melhoras


10 de fevereiro de 2015 - 9h35

 CEO da Talent e com o desafio de gerenciar a agência após a saída do fundador Julio Ribeiro, José Eustachio tem diante de si um 2015 desafiador. Ele acredita que o mau humor dos últimos trimestres se reflete nos primeiros meses do ano para o mercado publicitário, mas que há uma tendência de melhora ao longo do ano.

“O planejamento das empresas é muito influenciado pelo trimestre anterior e como 2014 terminou com uma visão comprometida, e a sensação de que este ano será de ajustes, haverá influência no começo do ano”, analisa.

O mercado publicitário será impactado por um período menos favorável, afirma, mas os trimestres futuros trarão melhoras. “A comunicação tem a natureza da resiliência. Por definição, a indústria da comunicação tem capacidade de se adaptar e buscar soluções, se mostrando agregadora de valor mesmo em momentos onde as condições não são favoráveis”, acredita. “Tanto é verdade que a indústria da comunicação é sólida, saudável e sempre crescente”, completa.

No caso específico da Talent, a agência começa 2015 com reflexos da perda da conta de Perdigão, que atendia desde o final de 2012 e que migrou, em dezembro, para a DM9DDB. Além disso, enfrentou o desafio de ver seu cliente Santander abrir uma concorrência e entregar parte da verba para a Loducca. “O resultado da concorrência do Santander foi muito bom. Por questão de police, eles fizeram avaliação e, ao contrário do que costuma acontecer nas concorrências, quando o objetivo é mudar de agência, nós fomos considerados os parceiros que precisavam continuar junto, e com a grande maioria da conta”, pondera Eustachio.

Outros grandes clientes da casa são Net, Tigre e Ipiranga. “Dentro do contexto hostil de 2014, um ano atípico por causa de Copa e eleições e com ambiente macroeconômico ruim e insegurança dos empresários, tivemos bons resultados, ficando em posições normais de indicadores como retorno sobre receita”, afirma.

Para o longo prazo, o executive defende o modelo de inteligência coletiva, uma fórmula em que os principais executivos pensam no negócio da empresa e de seus clientes de forma integrada. A linha de frente da Talent é formada pelos diretores-gerais João Livi (criação), Paulo Stephan (mídia), Renata Serafim (planejamento), Erick Sobral (atendimento) e o CFO Antonio Dudli.

Cabe a esse time ajudar Eustachio nas metas de longo prazo, como ganhar posições no ranking de agências e se manter entre as mais desejadas por clientes e profissionais, além de oferecer ações que integrem o digital ao off-line – como no caso da ação mais recente de Ipiranga.

Confira abaixo entrevista da TV Meio & Mensagem com José Eustachio:

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