Aos 449 anos, Rio recebe homenagens

Buscar
Publicidade

Marketing

Aos 449 anos, Rio recebe homenagens

Ações marcam o aniversário da cidade, comemorado neste sábado, 1o de março; preparativos para a festa dos 450 anos já estão em curso


28 de fevereiro de 2014 - 9h37

O Rio de Janeiro completa 449 ano neste sábado, 1o de março, e vai receber uma série de homenagens. Anúncios em jornais e revistas, ações na internet, além de filmes na televisão estão previstos para marcar a comemoração do aniversário da capital carioca.

Entre os destaques está um comercial da TV Globo, que conta com locução de Mr. Catra. Criado pela área de Comunicação da emissora, o filme, que já está no ar, tem a intenção de mostrar um Rio que vai muito além dos cartões postais, explica a redatora do trabalho Mônica Tommasi. “Um Rio de verdade, o Rio dos cariocas. Feito por eles e para eles”, aponta. Para isso, o comercial, de 30 segundos, destaca a pluralidade da cidade, enfocando a natureza, esportes, as comunidades nos morros e no asfalto. A criação deste trabalho é de Monica ao lado de Alexandre Tommasi e Leonardo Pomposelli. A direção de criação é de Sergio Valente e Mariana Sá.

A Mood-Rio assina um cartão virtual na homenagem do BarraShopping à cidade. Com os dizeres “A beleza do Rio é tão indescritível que maravilhosa é apenas o apelido”, ele possui uma imagem da capital carioca com o Cristo Redentor e será publicado nas redes sociais oficias do shopping. Já a Agência3 desenvolveu trabalhos para três clientes com foco no aniversário da cidade: Ibeu, Expresso e Rio, Samba e Carnaval. Todos foram criados para a mídia impressa. 

wrapswraps

A rede Hortifruti também fará uma homenagem ao Rio, mas optou por ações no Instagran e Facebook. Criadas pela MP Publicidade, as peças simulam “selfies” de frutas e legumes em cartões postais da cidade. Em uma delas, um limão posa em frente ao Cristo Redentor.

O movimento Rio Eu Amo Eu Cuido foi outro que optou pelas redes sociais para prestar sua homenagem à cidade. Ele fará uma ação no Facebook para a comemoração. A ideia é presentear pessoas que dão “presentes” para o Rio todos os dias. A iniciativa, que começa nesta sexta-feira, 28, pede que os usuários da rede social mandem mensagens contando o que fazem pela cidade. No total serão selecionados 20 cariocas cuidadores que receberão kits do movimento com camisa, botton e adesivo.

Rio 450 

Ao mesmo tempo em que a cidade comemora 449 anos, um comitê da Prefeitura já organiza a festa de 450 anos da capital carioca. Um concurso está em andamento para a escolha de uma marca que representará a comemoração. Já no portal Rio 450 as pessoas podem dar ideias para a festa. A partir do dia 17 de março, algumas delas serão colocadas em votação.

Também está em curso um projeto no Instagran no qual a proposta é contar a história do Rio de Janeiro através de imagens. A cada semana é lançada uma missão e a cada dia é escolhida uma imagem vencedora. No dia 1º de março de 2015, serão 450 fotos definidas no projeto. A estimativa dos organizadores é que ao final do concurso sejam produzidas quase 500 mil imagens da cidade.

História

Para realizar a festa de 450 anos, a comissão a frente das comemorações também desenvolveu um trabalho de pesquisa sobre os festejos do IV Centenário, em 1965. Foi a última grande celebração que a cidade teve. Neste estudo, foram encontrados inúmeros anúncios parabenizando a capital carioca, entre eles um da Fleishman Royal, que patrocinou o bolo de três toneladas do aniversário.

O doce levou, entre outros ingredientes, 230 quilos de açúcar, 100 quilos de manteiga, 100 litros de leite e 4000 ovos. Para que a receita desse certo, a Fleischmann-Royal contratou uma firma de engenharia para fazer os cálculos de estrutura da guloseima que tinha sete andares de meio metro cada. Cinquenta pessoas, entre engenheiros, maquetistas, nutricionistas, carpinteiros e eletricistas, participaram da construção. 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Rede de chocolates adquiriu a empresa de entretenimento com o foco de ingressar no setor de experiências

  • Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Marca de beleza amplia atuação, colocando no mercado mais de 50 diferentes produtos para contemplar a diversidade brasileira