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Friboi volta à publicidade após dois anos de silêncio

Campanha criada pela Lew'Lara busca aproximar a marca do consumidor. Empresa havia se distanciado da comunicação de massa após escândalos envolvendo a J&F, sua controladora


14 de junho de 2019 - 13h00

Com a campanha criada pela Lew’Lara/TBWA, marca Friboi busca se aproximar do consumidor (crédito: divulgação)

Após dois anos sem compras expressivas em mídia, a Friboi volta a fazer comunicação. A empresa traz ao público a campanha “O que dá gosto”, criada pela Lew’Lara\TBWA. O planejamento inclui a veiculação em canais de TV fechada. Os filmes relatam momentos de refeições em família ou entre amigos, como um churrasco durante o fim de semana ou um almoço no cotidiano de uma casa.

Além disso, a marca anunciou o patrocínio à Copa América, reforçando a amplitude do planejamento publicitário. O campeonato começa nesta sexta-feira, 14, e conta também com apoio oficial de Brahma, TCL, Gol e Mastercard.

“Esse momento que estamos voltando tem um novo formato de estreitar o relacionamento e estar mais próximo do consumidor. Num almoço de dia de semana ou num momento de confraternização com churrasco”, aponta Renato Costa, presidente da Friboi. Apesar da distância nos últimos anos, Costa afirma que não houve queda no número de vendas da marca. Ao contrário. O executivo aponta que houve crescimento de 30% na base de clientes da companhia e, portanto, aumento na taxa de abate.

A empresa havia deixado de investir na comunicação massiva para o consumidor final após as delações dos irmãos Batista, principais acionistas da J&F — holding que detém parte da JBS. O episódio rendeu o maior acordo de leniência da história do Brasil.

Mesmo assim, após o biênio, a companhia vive um momento positivo. No segundo semestre do ano passado, a JBS firmou um acordo com o grupo Alibaba para a comercialização de carne sob o guarda-chuva da marca Friboi dentro do braço de alimentos do e-commerce chinês. Em três anos, o valor do acordo pode chegar a US$ 1,5 bilhão, segundo comunicado da empresa.

“Temos um bom share de exportação do Brasil para a China. O trajeto específico do Alibaba ainda está pequeno, mas está numa ordem crescente”, afirma Costa. “O chinês gosta de ocidentalizar os hábitos. Para trabalharmos nessa frente, temos um esforço no PDV, além de eventos com chefs regionais e renomados com o objetivo de divulgar o novo conceito de carne na China”, explica Renato.

Plataforma de união

Outra frente em que a empresa investe para se aproximar do cliente é a Academia da Carne, um projeto de conteúdo realizado em parceria com a Globo desde 2016. Nele, o site Globo.com produz reportagens relacionadas à proteína animal — como receitas, melhores cortes e ocasiões. Segundo a Friboi, a plataforma já conta com dois milhões de clientes cadastrados.

E a digitalização da comunicação não se limita ao ambiente virtual. Desde maio que a empresa disponibiliza uma ferramenta de realidade aumentada no ponto de venda, que – a partir do aplicativo da marca — auxilia o consumidor a descobrir o melhor uso para cada corte, além de contar a história do produto e receitas possíveis.

No ambiente esportivo, além da Copa América a Friboi patrocinou, também, a Copa das Favelas, torneio transmitido pela Rede Globo entre comunidades carentes da Grande São Paulo. Depois de publicamente incitado por João Doria, governador do estado, a empresa renovou o apoio ao campeonato para o ano que vem, explica Ailton Firmino, diretor comercial da JBS.

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