Marcas desembarcam no “Vale do Silício” brasileiro

Buscar

Marcas desembarcam no “Vale do Silício” brasileiro

Buscar
Publicidade

Marketing

Marcas desembarcam no “Vale do Silício” brasileiro

Festival de inovação, Hack Town chega à quinta edição e reúne Globo, TIM, Facebook, Google, 99, Accenture e outras em Santa Rita do Sapucaí (MG)


6 de setembro de 2019 - 15h00

Na Casa TIM 5G, a marca está dando demonstrações do funcionamento da tecnologia 5G (Crédito: Divulgação)

Muitas regiões do Brasil reivindicam a nomenclatura de “Vale do Silício Brasileiro”, mas poucas conseguem, de fato, reunir elementos que justifiquem a analogia. E a pequena Santa Rita do Sapucaí, localizada no sul de Minas Gerais, se enquadra nesse grupo. Com aproximadamente 40 mil habitantes, Santa Rita compõe, originalmente, o “Vale da Eletrônica” por abrigar três instituições de ensino com foco em tecnologia e mais de 150 empresas de informática e telecomunicações. Mais de dez mil produtos eletrônicos saem mensalmente da cidade.

E desde a quinta-feira, 5, até o próximo domingo, 8, Santa Rita reforça sua vocação para a tecnologia e inovação ao receber o Hack Town. Em sua quinta edição, o festival, que tem proposta semelhante ao SXSW, terá mais de 600 palestras, workshops e interações simultâneas. Em especial, nesta edição, a TIM fechou uma parceria com o evento para iniciar demonstrações de funcionamento de tecnologia 5G por meio da Casa TIM 5G. No espaço a telco se propõe a mostrar ao público presente no evento as possibilidades de utilização da tecnologia.

Na edição do ano passado, o Facebook realizou uma conversa com desenvolvedores no meio da praça (Crédito: Divulgação)

“O 5G impactará os ambientes onde vivemos e trabalhamos, fazendo parte das cidades inteligentes, indústria 4.0 e outras inovações que serão demonstradas nesse ambiente. Queremos que os visitantes experimentem parte da revolução que o 5G trará não só para o Brasil como também para o mundo. Na Casa TIM 5G, as pessoas poderão ver como a nova tecnologia será aplicada em áreas como saúde, educação e segurança para solucionar desafios e atender aos anseios da sociedade”, explica Leonardo Capdeville, CTIO da TIM Brasil. Além da parceria com Ericsson e Inatel, a Casa TIM 5G conta com a participação de empresas, como Qualcomm.

Pela primeira vez, a Globo participará do Hack Town com debates sobre iniciativas de inovação na educação reunindo a jornalista da GloboNews, Thaís Itaqui, o professor Greiton Toledo, criador do projeto Mattics, que promove o ensino de matemática a partir da programação de jogos; Eduardo Glitz, sócio da Startse; e Marina Vilela, especialista em sistemas no Inatel. Outra empresa presente no Hack Town, a Accenture terá uma série de painéis e discussões sobre o ambiente de inovação. “Escolhemos participar do Hacktown porque é um evento estratégico para quem está buscando inovação. E a Educação, nosso principal tema de trabalho, precisa estar nessas discussões”, explica Beatriz Azeredo, diretora de responsabilidade social da Globo.

Truck da Accenture que ficará disponível durante o festival com experimentações de métodos e tecnologias (Crédito: Divulgação)

Paulo Vinícius Costa, diretor da Accenture Ventures, que conduzirá alguns dos painéis, afirma que uma das principais abordagens envolve os aspectos da relação entre empresas e startups.“Vamos abordar aspectos culturais dessa relação. Pessoas. A importância do foco nas pessoas envolvidas no processo e não só na tecnologia A ou B. É uma abordagem mais provocativa, pois a tecnologia está evoluindo em uma velocidade jamais vista. O que não muda é necessidade de empatia e relacionamento entre as partes”, explica Paulo. Outras empresas estão presentes no Hack Town, entre elas, 99, Google, Facebook, Intel e Cisco. Ralph Peticov, cofundador e experience designer do Hack Town, afirma que o principal propósito do festival em relação às marcas e mostrar que as pessoas buscam experiência e entrega e não apenas exposição. “As pessoas querem viver as marcas e não apenas ver as marcas”, afirma.

Confira também: como surgiu e quais são as principais empresas do polo tecnológico Vale do Silício.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas