Marketing
Marcas apoiam digitalização de pequenos negócios
Ambev, Coca-Cola e Nestlé investem em parcerias com empresas de tecnologia para ampliar ofertas digitais do comércio
Ambev, Coca-Cola e Nestlé investem em parcerias com empresas de tecnologia para ampliar ofertas digitais do comércio
Taís Farias
26 de junho de 2020 - 14h00
Ambev e Get In querem levar aplicativo para 10 mil estabelecimentos até o fim do ano (Crédito: Divulgação)
A pandemia alterou as demandas de consumo e acelerou os processos de transformação digital em diversos setores. Se a digitalização forçada pode ser difícil para grandes companhias, para os pequenos empreendedores ela é cercada por desafios logísticos e econômicos. Pensando nisso, empresas do setor de alimentos e bebidas lançaram projetos para auxiliar os pequenos negócios nessa transformação.
A Ambev e a Z-Tech, empresa de tecnologia da cervejaria focada em serviços digitais, fecharam parceria com o aplicativo Get In para ajudar bares e restaurantes a garantirem sua segurança na retomada dos serviços. O aplicativo oferece ferramentas como gestão de reservas, fila virtual de espera, cardápio digital e pagamento sem contato. Com a parceria, a Z-Tech ajudará a desenvolver e expandir o app para outros pontos de venda espalhados no País.
Em breve, a plataforma também incluirá um sistema alternativo de delivery. O objetivo da parceria é atingir 10 mil estabelecimentos até o fim do ano. Os empreendedores interessados em usar o aplicativo podem se cadastrar no site.
Na semana passada, a Nestlé também apresentou uma iniciativa para auxiliar seus parceiros do pequeno varejo na digitalização. Em parceria com a fintech Ebanx, a empresa criou o Mercado Até Você, projeto que pretende capacitar os empresários a criar e gerenciar uma loja virtual. Com o serviço, os comerciantes podem oferecer um mercado de bairro online e ampliar suas vendas.
O próprio varejista configura o e-commerce, personaliza sua página e cadastra os produtos que deseja vender a partir de uma lista pré-existente. Ao longo do processo, os comerciantes podem solicitar auxílio dos consultores. O dinheiro das vendas cai direto na conta e a taxa por transação é de 3,9%. A ação é um desdobramento da plataforma Nestlé até Você, lançada em fevereiro, que oferece benefícios para pequenos negócios e já conta com mais de 10 mil comerciantes cadastrados.
No início deste mês, a Coca-Cola lançou no Brasil a plataforma Wabi, um serviço de delivery desenvolvido pela marca para pequenos negócios. A ferramenta permite que consumidores do bairro peçam os produtos do comércio local e recebam em até 15 minutos. No lançamento da iniciativa, 700 pequenos comércios já haviam aderido ao serviço.
*Crédito da foto no topo: JBKdviweXI/ Unsplash
Veja também
Apple recupera posto de mais valiosa do mundo
Ranking da Brand Finance mostra que companhia liderada por Tim Cook tirou Amazon do topo da lista
Frooty estreia posicionamento “Escute sua fome”
Campanha criada pela Peppery propõe novas ocasiões de consumo do açaí. Plano de mídia prevê ativações especiais de conteúdo na transmissão do Super Bowl, na ESPN