Como funciona o fast food robotizado do Aeroporto de Guarulhos

Buscar

Como funciona o fast food robotizado do Aeroporto de Guarulhos

Buscar
Publicidade

Marketing

Como funciona o fast food robotizado do Aeroporto de Guarulhos

Bionicook serve lanches preparados na hora em combos com bebidas.; empresa brasileira prevê expansão para outras regiões do País em cinco anos


4 de maio de 2021 - 12h53

Bionicook oferece opções de lanche rápidas sem interferência humana (Crédito: Divulgação)

Lanches preparados por um robô sem nenhum tipo de interferência humana: esse cenário, ideal para refeições no período de pandemia, já é uma realidade. O Bionicook, que prepara lanches na hora, chega ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, para oferecer ao público um serviço rápido e automatizado. Apesar do projeto ser recente, a ideia é antiga. Trabalhando no modelo há oito anos, o administrador gaúcho Fábio Rezler – atual CEO da Bionicook – viu na ideia uma forma de mudar sua carreira no setor automotivo e investir em um negócio com capacidade de expansão e aplicação mundial.

Com inspiração a partir de viagens ao exterior, Rezler desenvolveu o software do Bionicook sozinho, buscando um produto que preparasse alimentos de forma limpa, segura e padronizada. O CEO conta que para chegar ao projeto ideal, foram feitos diversos testes. O resultado final é uma máquina inteligente que oferece petiscos rápidos como coxinhas, pastéis, quibes, nuggets e iscas de frango. “Fizemos um processo em que o robô pudesse preparar um lanche sem tocar no produto”, comenta. “Os produtos estão dentro da máquina congelados a menos de vinte graus e ele [o robô] faz um processo de fritura por imersão a cento e oitenta graus”, explica. Ao todo, são 15 opções de bebidas e 18 de petiscos oferecidos pelo projeto robotizado.

Uma vez que a máquina foi adaptada para atender à proposta com um alimento de peso e formato padronizados, a empresa pôde fazer a validação de produtos e partiu em busca de fornecedores. Atualmente, o principal parceiro do Bionicook é a Sky Chef de Guarulhos, empresa especializada em catering para o segmento da aviação. Para a linha de empanados, Rezler informa que a companhia está fechando parceria com a Seara. “São grandes marcas com as quais estamos criando uma relação mais próxima, inclusive agora, para explorar melhor alguns outros produtos dentro do próprio equipamento”, declara o CEO.

Fabio Rezler, criador e CEO da Bionicook (Crédito: Divulgação)

Ainda que a primeira unidade do fast food robotizado tenha sido instalada em um aeroporto, o plano inicial era estabelecer relacionamentos com locais como shoppings, universidades e hospitais, onde o fluxo de pessoas também é grande. Os planos foram interrompidos com a chegada da pandemia e o aeroporto – um dos maiores do País – foi uma das alternativas encontradas. Apesar disso, a empresa está otimista quanto à retomada econômica para pôr em prática os planos de expansão. 

O futuro do Bionicook já tem caminhos traçados. Segundo Fábio Rezler, a companhia já fechou contrato para atuar em cinco estações de metrô em São Paulo em julho. Além disso, o presidente afirma que a pretensão é contar com trezentas unidades do robô por todo o Brasil em um prazo de cinco anos. Os produtos e valores são flexíveis e deverão variar de acordo com o público dos locais nos quais o Bionicook estiver presente. 

Compromisso social

Visando cooperar com o meio ambiente, a Bionicook oferece aos consumidores embalagens decoradas com proposta de reuso. A partir de um QR code, os clientes podem escaneá-lo e realizar um cadastro. A cada dez caixas compradas, é possível receber em casa um sachê com sementes de árvores nativas, que podem ser germinadas nas próprias embalagens e depois transferidas para qualquer outro espaço.

A empresa ainda tem ações voltadas ao mercado de trabalho. “É muito comum que as pessoas liguem a robótica e a tecnologia ao desemprego. Parece que existe uma coisa que é automática, mas é completamente o inverso”, declara Rezler. Para incentivar a capacitação profissional, a Bionicook oferece nos cupons fiscais de compra dos alimentos um cupom de 50% de desconto para a realização de cursos profissionalizantes online na plataforma Edupass. “A ideia é dizer pro consumidor que ele não tem que se preocupar com o robô, mas sim com o seu currículo e com a carreira”, conclui.

*Crédito da imagem do topo: Divulgação

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas

  • Série explora marcas que transformaram indústrias

    Série explora marcas que transformaram indústrias

    Com quatro episódios, produção em vídeo de Meio & Mensagem aborda a história dos segmentos de moda, computação, mobilidade e gastronomia