Quando os Flinstones vendiam até cigarros

Buscar

Quando os Flinstones vendiam até cigarros

Buscar
Publicidade

Mídia

Quando os Flinstones vendiam até cigarros

Fred e sua turma são, até hoje, o desenho animado mais popular e mais utilizado para vender produtos


4 de abril de 2013 - 12h26

por Shareen Pathak, do Advertising Age

Entre todos os personagens de desenhos animados já utilizados para vender produtos, continua sendo intrigante que uma família pré-histórica tenha sido a mais popular. Além de ter usa própria marca de vitaminas, os Flinstones usaram sua influência para fazer propaganda de produtos que certamente não existiam na Idade da Pedra: cigarros Winston, KFC e Dove, para citar alguns. A precisão histórica, como se vê, nunca foi um forte do desenho animado, que durou seis temporadas, entre 1960 e 1966, afinal de contas, Fred e sua turma frequentemente também celebravam o Natal.

Quando a animação foi ao aor, os cigarros Winston eram um dos patrocinadores. Isso pode ter acontecido porque originalmente o desenho foi comercializado para adultos. Vale lembrar que Fred e Wilma foram um dos primeiros casais a aparecer na cama em horário nobre (e que estava subentendido que Barney e Betty tiveram problemas para conceber filhos, o que levou à adoção de Bambam). E os anúncios também flertavam com um pouco de machismo: em um deles, Barney e Fred assistiam suas esposas realizando um volume pesado de tarefas. “Eu odeio vê-las trabalhar tão duro”, disse Barney. Fred, então, sugeriu que eles saíssem até o quintal para que não fossem obrigados a vê-las trabalhando e pudessem fumar seus cigarros. 

wraps

Naqueles tempos, a publicidade já estava integrada à narrativa – o que hoje chamamos de product placement. E geleia de uva, aparentemente, combinava com cigarros. Um comercial dentro de outro mostrava Fred assistindo à televisão quando a geléia de uva Welch´s aparece no televisor. Em outro, Pedrita, a filha de Fred e Wilma, pediu um suco de uva e, embora a marca não tenha sido explicitamente mencionada durante o desenho, a empresa passou a comercializar seus vidros ilustrados com os personagens. O laboratório Miles (hoje Bayer), fabricantes de Alka Seltzer, fez Fred ligar para sua “mama” (nunca vista, aliás) para perguntar onde estavam os antiácidos. No final dos anos 1960, o laboratório apresentou sua vitamina Flinstones. 

Em 1970, o Congresso norte-americano aprovou uma lei que proibia as propagandas de cigarro na TV e no rádio. Embora eles nunca tenham mostrado o Barney sofrendo de câncer no pulmão, em 1986 os Flinstones fizeram um anúncio de interesse público para a Associação Americana de Câncer. Mais tarde, as referências ao patrocinador Winston, foram retiradas da abertura da primeira temporada do desenho. 

Fred e Barney também chegaram a falaram alegremente sobre a cerveja Busch, em um curto vídeo promocional feito para os funcionários da empresa.

E, mais recentemente, em 2005, Wilma apareceu em uma campanha publicitária da Ogilvy & Mather de Chicago para a linha de produtos Dove Hair Styling, ao lado de Jane Jetson outras personagens de animação. “Meu cabelo ficou preso na Idade da Pedra”, disse Wilma. A campanha impressa mostrou-a fabulosa, com os cabelos soltos e volumosos. E com alguns quilos a menos, também? 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    Chevrolet, Seara, Oi Fibra, iFood e Centrum integram o top cinco das marcas mais mencionadas na última semana do BBB 24

  • SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    Competição de futebol estará disponível no formato multiplataforma, com TV aberta e por assinatura, pay-per-view e digital