Métricas, cobertura e tecnologia: a construção de um novo OOH

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Métricas, cobertura e tecnologia: a construção de um novo OOH

À frente de movimentos estratégicos, Eletromidia expande ativos, lidera a conexão nas ruas e maximiza resultados

  • A aquisição da Otima marca a chegada da Eletromidia às ruas de São Paulo

    A aquisição da Otima marca a chegada da Eletromidia às ruas de São Paulo

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20 de abril de 2022 - 0h00

A Eletromidia segue uma agenda de inovação contínua e expansão de ativos, que a mantém pioneira no setor de out-of-home (OOH), bem como líder da transformação por trás da conexão entre pessoas e cidades. Seu investimento em tecnologia, seja por meio da digitalização do inventário ou de ferramentas de inteligência e de opcionalidade de compra, vem transformando o OOH no Brasil. Já a frente de expansão traz como principal benef ício uma cobertura ainda maior, com mais capilaridade e relevância nos principais mercados do País.

 

Tela em elevador residencial: em 2021, mais de 5 mil foram instaladas

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Com a missão de transformar os ambientes que fazem parte da vida de milhões de pessoas, a Eletromidia está em todo lugar: nas ruas, transportes, aeroportos, shoppings e edifícios. O OOH é, hoje, a maneira de fazer parte da jornada das pessoas, uma vez que leva informação a todos os caminhos em que o consumidor está presente. Essa transformação guiou a estratégia de atuação da empresa para oferecer soluções diversificadas, inovadoras e criativas, capazes de impactar as pessoas e gerar benefícios para os ambientes em que está presente, propondo novas maneiras de se conectar com as cidades.

Eletromidia amplia presença nos edifícios residenciais

A entrada na B3 trouxe muito mais que investimentos em tecnologia. A Eletromidia expandiu sua presença em elevadores residenciais, aumentando seu inventário de telas digitais e, consequentemente, as possibilidades para o mercado publicitário. Foram mais de 5 mil telas instaladas, no ano passado.

Ao longo de 2021, a companhia aumentou o número de telas da vertical de edifícios em mais de 60% — 11% só no último trimestre do ano —, totalizando quase 27 mil telas e alcançando a marca de 61 mil faces digitais, no inventário da Eletromidia.

“Somos uma empresa adtech. Por isso, todo investimento em digitalização e ampliação do nosso core business faz sentido para a companhia. Oferecer ao mercado publicitário o dinamismo dos ativos digitais, cobertura e presença na jornada do consumidor, da hora em que ele sai de casa até o momento do retorno, é um grande diferencial da nossa marca”, avalia Alexandre Guerrero.

Transformação na vertical de ruas
Para aumentar os investimentos em tecnologia e portfólio e oferecer ainda mais possibilidades aos parceiros, a Eletromidia realizou o primeiro IPO do setor de publicidade no Brasil. Os recursos levantados permitiram movimentos estratégicos, como a aquisição da Otima, que marca a chegada da Eletromidia às ruas de São Paulo, o principal mercado anunciante do País, onde investirá na digitalização das faces publicitárias em abrigos de ônibus distribuídos por toda a metrópole e transformará o modo como os paulistas se relacionam com a cidade.

“Esse movimento tem como principal narrativa a busca dos nossos clientes por projetos cada vez mais atrativos, digitalizados e integrados. A população está de volta às ruas e estamos prontos para compartilhar nossa criatividade e conhecimento sobre conexões urbanas, para gerar interações impactantes e inovadoras. Queremos triplicar o número de faces digitais nas ruas de São Paulo, a fim de oferecer uma plataforma mais ágil e expandir as possibilidades que esse ativo já tem. Através de criatividade e tecnologia, vamos oferecer soluções assertivas, que levem atratividade e alcance às mensagens dos nossos parceiros”, afirma Alexandre Guerrero, CEO da Eletromidia.

 

Projeto Trilhos Verdes transforma as estações da Linha 9-Esmeralda, da CPTM, em espaços sustentáveis

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Complementando a estratégia de ampliação de seu core business, a Eletromidia marca ativamente sua presença nas ruas dos principais mercados do País, com a aquisição da MOOHB, levando os seus ativos digitais também para Campinas — terceiro maior PIB do Estado de São Paulo e 11º do Brasil —, com a combinação de ativos em edifícios e shoppings. “A expansão na vertical de ruas é contínua e já estamos trabalhando para continuar crescendo e levando mais opções para os nossos clientes”, afirma Guerrero. Mais  recentemente, a empresa chega às ruas da cidade de Porto Alegre, após ganhar a concessão dos abrigos de ônibus da capital gaúcha, onde já possui o contrato de exploração de mídia do aeroporto Salgado Filho, shoppings e edifícios. “Vamos revitalizar todos os abrigos, levando tecnologia e conforto para a população, além de criar mais pontos de contato importantes para as marcas”, explica.

Outra frente que traz oportunidades nas ruas pelo Brasil é a parceria com a TemBici, maior empresa de tecnologia para micromobilidade na América Latina. A união adiciona telas digitais às estações de bicicletas compartilhadas, trazendo um formato inovador de mobiliário urbano capaz de se integrar à paisagem e à jornada diária da população e acompanhar as mudanças de mobilidade urbana de grandes cidades. Iniciado em Recife, o projeto já atende o Rio de Janeiro e, agora, chegou a Brasília, cidade que possui a segunda maior malha cicloviária do País. O projeto deve alcançar mais de 670 mil pessoas diariamente, em um circuito de mobiliário urbano 100% digital. “Chegamos para transformar o modo como a população da capital se conecta com a cidade. O circuito completamente digital vai trazer novas possibilidades para os anunciantes e novas experiências aos brasilienses”, complementa Guerrero.

Soluções criativas na retomada
A crescente recuperação do mercado de publicidade, com o progresso da vacinação e flexibilização da circulação de pessoas, motivou o aumento da confiança dos anunciantes por mídia, durante a jornada dos consumidores. “Os últimos anos reforçaram a importância das ruas. A população estava ansiosa para voltar a circular e ocupar a cidade. Os anunciantes perceberam esse movimento e buscam, cada vez mais, estarem presentes nessa retomada. Como conhecedores da cidade, estamos prontos para colaborar com nossos parceiros, através de formatos únicos que deem vida às campanhas e mensagens das marcas”, afirma Guerrero.

A expertise da Eletromidia nas cidades proporciona soluções criativas para impactar as pessoas, na jornada diária. O projeto Trilhos Verdes, que vem transformando as estações da Linha 9-Esmeralda, da CPTM, em espaços sustentáveis, entregou uma nova estação este ano. A estação Cidade Jardim foi remodelada com base em um projeto que engloba reforma das estruturas e do entorno da estação, para proporcionar bem-estar da população e desenvolvimento social. O cuidado com as estruturas internas e o processo minucioso de escolha de materiais e produtos, como tintas e detergentes, atenderam aos propósitos de preservar o meio ambiente e oferecer um espaço mais aprazível para a população. Toda a nova estrutura foi viabilizada em parceria com o banco Bradesco, para contribuir com uma experiência mais agradável no caminho das pessoas que circulam pela estação.

Com a recente aquisição da Otima, a Eletromidia agrega ainda mais valor a seus projetos especiais, podendo levar para as ruas de São Paulo campanhas criativas que exploram o potencial do OOH de entregar mensagens que impactam a audiência que circula pela cidade.

Dados e métricas impulsionando resultados

Seguindo com a estratégia determinada no lançamento de seu IPO, a Eletromidia tem feito investimentos em tecnologia que trazem resultados imediatos: desde janeiro, a empresa disponibiliza dados e métricas para criação de campanhas e ações customizadas mais assertivas e eficientes. Geolocalização, dados demográficos e comportamento digital são variáveis aplicadas nas propostas de clientes e estão disponíveis em todos os ativos da companhia.

Ainda no campo da tecnologia, a companhia — que tem o maior inventário digital de OOH do País — segue avançando na oferta de compra de mídia programática em parceria com as gigantes Yahoo e Google. O investimento já mostrou resultados: o último trimestre foi o maior em volume de transações, via programática. Sua combinação com métricas ferramentas de segmentação conectadas dará ainda mais liberdade para a criatividade, na hora de se comunicar com o público.

Eletromidia Ads: mais uma novidade chegando

A aquisição da NoAlvo, em outubro do ano passado, foi um dos principais movimentos para maximizar os resultados dos parceiros e participar da criação de soluções adicionais, que ampliam os pontos decontato com os consumidores. Esse era um dos objetivos para melhorar a qualidade da metrificação e organização do inventário e integrar os meios de comunicação off-line e online de forma automatizada, promovendo uma visão unificada de investimento e estabelecendo métricas de eficácia de mídia OOH do mercado.

“Estamos inovando para oferecer uma combinação de cobertura, impacto, frequência, big data e demografia, capaz de entregar soluções customizadas aos nossos anunciantes e permitir uma maior eficácia nas mensagens. Vamos oferecer métricas mais assertivas e opções de compra mais robustas, como a mídia programática, além de oferecermos a  tecnologia necessária para que os clientes controlem conteúdo em tempo real, com todo o suporte e embasamento, maximizando os resultados. Em breve, lançaremos a  nova ferramenta Eletromidia Ads, que reunirá tudo isso em um só lugar”, complementa Guerrero.

 

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