Como as mulheres estão fazendo a diferença na cobertura e nas transmissões esportivas

Buscar
Publicidade

Opinião

Como as mulheres estão fazendo a diferença na cobertura e nas transmissões esportivas

O que antes era visto e tratado como um ambiente extremamente masculino, onde mulheres ficavam restritas em suas opiniões ou a lerem e-mails e mensagens de internautas, por exemplo, agora tem sido um espaço cada vez mais feminino


6 de julho de 2022 - 10h42

Dibradoras cresceram, viraram referência no trabalho de aumentar o espaço das mulheres na imprensa esportiva e conquistaram a mídia tradicional (Crédito: Footballco)

Muito falamos do espaço da mulher em diferentes aspectos, e eu particularmente aqui me propus a falar sobre o espaço da mulher no esporte e como esse cenário vem mudando. E é interessante ressaltar um ponto que vem ganhando alguns destaques bem positivos: a maior presença feminina na imprensa esportiva.

Não é de hoje que mulheres muito competentes buscam espaço e fazem a diferença no jornalismo esportivo. O que antes era visto e tratado como um ambiente extremamente masculino, onde mulheres ficavam restritas em suas opiniões ou a lerem e-mails e mensagens de internautas, por exemplo, agora tem sido um espaço cada vez mais feminino. Um excelente exemplo é Mariana Becker, que com 51 anos quebrou diferentes tabus ao ser a primeira repórter mulher a cobrir um esporte estritamente masculino e virou referência no assunto. Hoje ela é respeitada por todos os pilotos da modalidade e por toda imprensa.

Diferentes veículos têm buscado dar cada vez mais espaço e voz às competentes profissionais que decidem entrar no jornalismo esportivo. Lembro bem que, quando comecei a trabalhar em um veículo esportivo, em 2009, eu podia contar nos dedos das mãos as mulheres presentes na redação, e não era tão diferente em outras áreas também. Quando saí, depois de 12 anos, já eram 2 locutoras, 5 apresentadoras, 4 comentaristas e áreas que chegavam a ter maior presença feminina que masculina. Uma mudança considerável de mulheres que, com muita habilidade, conquistaram cada vez mais espaço.

Hoje, em diversas emissoras e redações, mulheres ocupam postos de destaque, e até de liderança, que antes eram somente ocupados por homens. Já temos a narradora Luciana Marianno bem consolidada na ESPN, e Renata Silveira, da Globo/SporTV, será a primeira mulher a narrar um jogo de Copa do Mundo na TV aberta. Atualmente, chega a ser até difícil pensar em uma mesa redonda ou um programa de comentários esportivos sem a presença de ao menos uma repórter. A opinião feminina passou a ser muito bem-vista e recebida, muitas vezes em contraponto às opiniões estereotipadas de sempre.

Porém, nem tudo são flores. A questão principalmente das repórteres de campo ainda é um ponto delicado, pois elas convivem diariamente com assédios e discursos de ódio, frutos de uma mentalidade ainda muito tacanha que insiste em não enxergar talento e capacidade além da forma física. Graças a mulheres muito corajosas e ao incentivo de alguns veículos, esse cenário vem se transformando, ainda que a passos lentos.

E essa é uma revolução muito bem-vinda. Com maior presença feminina na imprensa esportiva, cresce também o interesse da audiência feminina e também a exposição do esporte feminino. Dados do ano passado mostram que apenas 4% de toda cobertura esportiva é dedicada a cobrir a atuação da mulher no esporte. Isso significa que a cada 100 notícias do esporte, apenas 4 delas falam de alguma forma sobre a presença feminina. Ainda é muito pouco, e traz o ponto que mencionei na última coluna: o que não é visto, não é lembrado, não é entendido e fica difícil de ser consumido.

Aqui, vale citar o brilhante trabalho das Dibradoras, que começaram com o desejo de justamente mudar esse panorama e ser um canal dedicado a falar sobre o que não tinha espaço na mídia até então. Elas cresceram, viraram referência no assunto e ganharam espaço inclusive na imprensa tradicional – Renata Mendonça hoje é comentarista da SporTV, e não apenas para falar de esporte feminino.

Criar espaços e normalizar a mulher na mídia esportiva, seja divulgando ou comentando uma notícia, é urgente e necessário. Que possamos ver cada vez mais bons exemplos como os que citei aqui, para que sejam tratados como parte da imprensa e não como exceções a serem destacadas.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • W2W Summit 2024: Como vencer a impostora que me habita

    W2W Summit 2024: Como vencer a impostora que me habita

    Confira na íntegra o painel com Luanda Vieira, Rafa Brites e a moderadora Camila Fremder

  • Lideranças indígenas femininas ocupam cada vez mais espaços

    Lideranças indígenas femininas ocupam cada vez mais espaços

    Seja por meio do ativismo, da influência digital, da política, da comunicação ou pela arte, elas são símbolos de resistência e transformação