Aos 449 anos, Rio recebe homenagens
Ações marcam o aniversário da cidade, comemorado neste sábado, 1o de março; preparativos para a festa dos 450 anos já estão em curso
Ações marcam o aniversário da cidade, comemorado neste sábado, 1o de março; preparativos para a festa dos 450 anos já estão em curso
Teresa Levin
28 de fevereiro de 2014 - 9h37
O Rio de Janeiro completa 449 ano neste sábado, 1o de março, e vai receber uma série de homenagens. Anúncios em jornais e revistas, ações na internet, além de filmes na televisão estão previstos para marcar a comemoração do aniversário da capital carioca.
Entre os destaques está um comercial da TV Globo, que conta com locução de Mr. Catra. Criado pela área de Comunicação da emissora, o filme, que já está no ar, tem a intenção de mostrar um Rio que vai muito além dos cartões postais, explica a redatora do trabalho Mônica Tommasi. “Um Rio de verdade, o Rio dos cariocas. Feito por eles e para eles”, aponta. Para isso, o comercial, de 30 segundos, destaca a pluralidade da cidade, enfocando a natureza, esportes, as comunidades nos morros e no asfalto. A criação deste trabalho é de Monica ao lado de Alexandre Tommasi e Leonardo Pomposelli. A direção de criação é de Sergio Valente e Mariana Sá.
A Mood-Rio assina um cartão virtual na homenagem do BarraShopping à cidade. Com os dizeres “A beleza do Rio é tão indescritível que maravilhosa é apenas o apelido”, ele possui uma imagem da capital carioca com o Cristo Redentor e será publicado nas redes sociais oficias do shopping. Já a Agência3 desenvolveu trabalhos para três clientes com foco no aniversário da cidade: Ibeu, Expresso e Rio, Samba e Carnaval. Todos foram criados para a mídia impressa.
A rede Hortifruti também fará uma homenagem ao Rio, mas optou por ações no Instagran e Facebook. Criadas pela MP Publicidade, as peças simulam “selfies” de frutas e legumes em cartões postais da cidade. Em uma delas, um limão posa em frente ao Cristo Redentor.
O movimento Rio Eu Amo Eu Cuido foi outro que optou pelas redes sociais para prestar sua homenagem à cidade. Ele fará uma ação no Facebook para a comemoração. A ideia é presentear pessoas que dão “presentes” para o Rio todos os dias. A iniciativa, que começa nesta sexta-feira, 28, pede que os usuários da rede social mandem mensagens contando o que fazem pela cidade. No total serão selecionados 20 cariocas cuidadores que receberão kits do movimento com camisa, botton e adesivo.
Rio 450
Ao mesmo tempo em que a cidade comemora 449 anos, um comitê da Prefeitura já organiza a festa de 450 anos da capital carioca. Um concurso está em andamento para a escolha de uma marca que representará a comemoração. Já no portal Rio 450 as pessoas podem dar ideias para a festa. A partir do dia 17 de março, algumas delas serão colocadas em votação.
Também está em curso um projeto no Instagran no qual a proposta é contar a história do Rio de Janeiro através de imagens. A cada semana é lançada uma missão e a cada dia é escolhida uma imagem vencedora. No dia 1º de março de 2015, serão 450 fotos definidas no projeto. A estimativa dos organizadores é que ao final do concurso sejam produzidas quase 500 mil imagens da cidade.
História
Para realizar a festa de 450 anos, a comissão a frente das comemorações também desenvolveu um trabalho de pesquisa sobre os festejos do IV Centenário, em 1965. Foi a última grande celebração que a cidade teve. Neste estudo, foram encontrados inúmeros anúncios parabenizando a capital carioca, entre eles um da Fleishman Royal, que patrocinou o bolo de três toneladas do aniversário.
O doce levou, entre outros ingredientes, 230 quilos de açúcar, 100 quilos de manteiga, 100 litros de leite e 4000 ovos. Para que a receita desse certo, a Fleischmann-Royal contratou uma firma de engenharia para fazer os cálculos de estrutura da guloseima que tinha sete andares de meio metro cada. Cinquenta pessoas, entre engenheiros, maquetistas, nutricionistas, carpinteiros e eletricistas, participaram da construção.
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