Marketing

As campeãs em reclamações na Black Friday 2022

Plataforma Reclame Aqui registra diminuição no interesse geral dos consumidores pelas ofertas na data

i 28 de novembro de 2022 - 11h42

Black Friday 2022

(Crédito: Shutterstock)

O clima de Copa do Mundo e a estreia da seleção brasileira no Mundial, que aconteceu na quinta-feira, 24, esfriou um pouco o interesse do público pelas ofertas da Black Friday, de acordo com o Reclame Aqui, site dedicado a receber e monitorar as reclamações de consumidores.

De acordo com a empresa, o acesso ao Reclame Aqui, que costuma ser mais intenso durante a data comercial, oscilou bastante na última-sexta-feira, 25. Até o fim do dia, no entanto, as reclamações se aproximaram dos índices registrados na Black Friday de 2021.

No geral, o Reclame Aqui registrou 9.319 reclamações nesta Black Friday, considerando o período do meio-dia de quarta-feira, 23, até às 21h de sexta-feira, 25. O número é um pouco inferior à quantidade de reclamações na Black Friday do ano anterior, que alcançou a marca de 9.690 queixas.

Na opinião do cofundador e CEO do Reclame Aqui, Edu Neves, o jogo do Brasil, no dia anterior, afetou o interesse do público, provocando uma forte queda nos acessos e buscas por produtos, que não se recuperou no dia seguinte.

As empresas campeãs em reclamações na Black Friday

Como geralmente costuma acontecer, as empresas que reúnem maior diversidade e opções de produtos na data – os principais marketplaces – lideram também a lista de reclamação pela grande quantidade de transações realizadas.

Magazine Luiza, Amazon.com.br, Casas Bahia e Americanas lideram, nessa ordem, o ranking de reclamações do Reclame Aqui. A plataforma destaca, no entanto, que apesar dessa lista, essas empresas possuem boa reputação no atendimento aos consumidores, na própria plataforma. Veja a lista:

Empresas mais reclamadas na Black Friday 2022

(Crédito: Reprodução/Reclame Aqui)

 

Propaganda enganosa

A maior parte das reclamações registradas na plataforma (17,96% do total) alegaram propaganda enganosa por parte dos anunciantes. Esse motivo superou o Atraso na Entrega, que foi a segunda queixa mais voluma dos consumidores, com 15,69% das reclamações.

As pessoas que também utilizaram o Reclame Aqui na Black Friday também se queixaram de Produtos não Recebidos (14,84%), falta de estorno do valor pago (8,1%) e problemas para finalizar a compra (citados por 6,63%).