Chegada do 5G a São Paulo contempla 25% da área da cidade
Maior cidade do País passa a contar com a rede de quinta geração; Claro, Vivo e TIM habilitam o sinal para alguns bairros da capital
Chegada do 5G a São Paulo contempla 25% da área da cidade
BuscarChegada do 5G a São Paulo contempla 25% da área da cidade
BuscarMaior cidade do País passa a contar com a rede de quinta geração; Claro, Vivo e TIM habilitam o sinal para alguns bairros da capital
Meio & Mensagem
4 de agosto de 2022 - 12h29
A partir desta quinta-feira, 4, as antenas da principal faixa da rede de quinta geração (%G) passaram a ser ativadas em São Paulo. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) antecipou o cronograma de liberação da tecnologia na cidade para as prestadoras que adquiriram a faixa de 3,5 GHz na licitação 5G, realizada no ano passado.
Por enquanto, a tecnologia, que promete ampliar consideravelmente a velocidade do tráfego de internet e, com isso, propiciar o avanço das tecnologias de realidade virtual e conexões remotas, ainda está disponível em uma área menor da maior cidade brasileira. Antes, a tecnologia 5G já havia sido disponibilizada nas cidades de João Pessoa, na Paraíba; Belo Horizonte, em Minas Gerais, e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
De acordo com a Anatel, a cobertura da rede 5G em São Paulo nesse primeiro momento contempla cerca de 25% da área urbana da cidade, uma vez que a propagação na faixa do 3,5 GHz, considerada a principal da tecnologia de quinta geração, é menor.
A Anatel diz que a maior concentração de antenas está localizada na região do Centro Histórico de São Paulo, na Avenida Paulista e no Itaim Bibi.
A TIM promoveu uma coletiva de imprensa em São Paulo nesta quinta-feira, 4, com o CEO da companhia no Brasil, Alberto Griselli, para falar sobre a importância da chegada da rede de quinta geração na maior cidade do País e destacar sua preparação para o a oferta do sinal.
Segundo o comunicado da TIM Brasil, a operadora pretende oferecer ao consumidor o melhor serviço e cobertura na cidade que responde por 10% do PIB do Brasil. A TIM diz que sua cobertura contará com 1.150 antenas, sendo mais de mil ativadas até o fim do mês de agosto, o que contempla 91% da população da cidade de São Paulo.
A Vivo também comunicou a ativação de sua rede 5G em São Paulo. A cobertura da operadora contempla 54 bairros e a empresa diz que já trabalha na expansão do sinal para outras regiões da cidade.
A operadora ainda destaca que a rede 5G está disponível a toda a sua base de clientes nas regiões contempladas e que, para acessá-la, é necessário possuir um smartphone compatível. A Vivo diz ter em sua base cerca de três milhões de clientes com aparelhos compatíveis à rede 5G.
A Claro é outra operador a ativar a rede 5G em São Paulo, que deve atender 52 bairros nesse primeiro momento. Todos os clientes com smartphones compatíveis com a tecnologia, nas regiões cobertas pelas antenas, já podem utilizar o 5G.
Compartilhe
Veja também
Smart Fit oferece gratuidade para adolescentes no mês de dezembro
Jovens entre 14 a 17 anos podem treinar durante as férias; iniciativa, segundo a marca, visa promover saúde e bem estar
Quais são as prioridades do marketing B2B para 2025?
Pesquisa "O status do marketing B2B na América Latina em 2025", da Intelligenzia, traça atual status da área na região, bem como focos e desafios para o próximo ano