Chegada do 5G a São Paulo contempla 25% da área da cidade
Maior cidade do País passa a contar com a rede de quinta geração; Claro, Vivo e TIM habilitam o sinal para alguns bairros da capital
Chegada do 5G a São Paulo contempla 25% da área da cidade
BuscarChegada do 5G a São Paulo contempla 25% da área da cidade
BuscarMaior cidade do País passa a contar com a rede de quinta geração; Claro, Vivo e TIM habilitam o sinal para alguns bairros da capital
Meio & Mensagem
4 de agosto de 2022 - 12h29
A partir desta quinta-feira, 4, as antenas da principal faixa da rede de quinta geração (%G) passaram a ser ativadas em São Paulo. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) antecipou o cronograma de liberação da tecnologia na cidade para as prestadoras que adquiriram a faixa de 3,5 GHz na licitação 5G, realizada no ano passado.
Por enquanto, a tecnologia, que promete ampliar consideravelmente a velocidade do tráfego de internet e, com isso, propiciar o avanço das tecnologias de realidade virtual e conexões remotas, ainda está disponível em uma área menor da maior cidade brasileira. Antes, a tecnologia 5G já havia sido disponibilizada nas cidades de João Pessoa, na Paraíba; Belo Horizonte, em Minas Gerais, e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
De acordo com a Anatel, a cobertura da rede 5G em São Paulo nesse primeiro momento contempla cerca de 25% da área urbana da cidade, uma vez que a propagação na faixa do 3,5 GHz, considerada a principal da tecnologia de quinta geração, é menor.
A Anatel diz que a maior concentração de antenas está localizada na região do Centro Histórico de São Paulo, na Avenida Paulista e no Itaim Bibi.
A TIM promoveu uma coletiva de imprensa em São Paulo nesta quinta-feira, 4, com o CEO da companhia no Brasil, Alberto Griselli, para falar sobre a importância da chegada da rede de quinta geração na maior cidade do País e destacar sua preparação para o a oferta do sinal.
Segundo o comunicado da TIM Brasil, a operadora pretende oferecer ao consumidor o melhor serviço e cobertura na cidade que responde por 10% do PIB do Brasil. A TIM diz que sua cobertura contará com 1.150 antenas, sendo mais de mil ativadas até o fim do mês de agosto, o que contempla 91% da população da cidade de São Paulo.
A Vivo também comunicou a ativação de sua rede 5G em São Paulo. A cobertura da operadora contempla 54 bairros e a empresa diz que já trabalha na expansão do sinal para outras regiões da cidade.
A operadora ainda destaca que a rede 5G está disponível a toda a sua base de clientes nas regiões contempladas e que, para acessá-la, é necessário possuir um smartphone compatível. A Vivo diz ter em sua base cerca de três milhões de clientes com aparelhos compatíveis à rede 5G.
A Claro é outra operador a ativar a rede 5G em São Paulo, que deve atender 52 bairros nesse primeiro momento. Todos os clientes com smartphones compatíveis com a tecnologia, nas regiões cobertas pelas antenas, já podem utilizar o 5G.
Compartilhe
Veja também
Nike e NFL renovam parceria de materiais esportivos até 2038
Parceria reforça expansão global do esporte, além do desenvolvimento e capacitação dos atletas
As collabs mais inusitadas – e estratégicas – de 2024
Bauducco e Cimed, Risqué e Doritos e Boticário com Paçoca Amor são algumas das parcerias que geraram produtos para captar a atenção dos consumidores de diferentes universos ao longo do ano