Comida di Buteco entra na reta final
Ação que visa alcançar as classes A e B gera fidelização, divulgação do estabelecimento e integração dos patrocinadores com consumidores
Ação que visa alcançar as classes A e B gera fidelização, divulgação do estabelecimento e integração dos patrocinadores com consumidores
Meio & Mensagem
29 de junho de 2012 - 1h58
Entre os dias 1º de junho e 1º de julho, 49 botecos paulistanos concorrem ao título de melhor tira-gosto de São Paulo. Realizado pela primeira vez na capital paulista, o concurso Comida di Buteco busca promover a diversidade gastronômica da região, em ação gratuita aos botecos, que concede aos estabelecimentos visibilidade, aumento de clientela e o melhor: possibilidade de fidelização.
Criado para preservar a culinária caseira e suas características regionais, o concurso possibilita aos participantes o aumento da divulgação de seu estabelecimento. De acordo com Flávia Rocha, responsável pela produção executiva do concurso e sócia da Free Projetos, empresa que organiza a ação, a experiência resultará ao boteco participante da cidade de São Paulo, um aumento mínimo de 30% na geração de novos clientes. Em Belo Horizonte-MG, onde a ação acontece há 13 anos, o incremento é de 100%. "O retorno é imediato pois conseguimos elevar o público através de mídia espontânea, já que moradores de outras regiões se deslocam para conhecer os petiscos participantes", afirma.
A receita do concurso é vinda integralmente de patrocínios, sendo Hellmann´s e Doritos os patrocinadores nacionais. Para as diversas marcas participantes, o concurso além de aumentar a integração com os consumidores possibilita novos desafios. Pois, exceto este ano na capital paulista, o estabelecimento precisa oferecer um petisco inédito em seu cardápio. Criar receitas utilizando os produtos patrocinadores, embora não seja obrigatório, rende às marcas um leque de opções que poderão ser reproduzidas nas casas dos consumidores. Dessa forma, por exemplo, as chances dos snacks Doritos conquistarem um público adulto aumenta, visto que a ação é focada em pessoas acima dos 25 anos.
Segundo Flávia, o concurso é uma ferramenta e permite ao estabelecimento, além de vivenciar a ativação, manter os novos clientes. "As pessoas adotam o conceito e criam expectativas para os próximos anos. É uma crescente", ressalta.
Os critérios para votação incluem a qualidade do petisco, higiene do boteco, o atendimento e a temperatura da bebida. Através do concurso mais de 600 receitas foram criadas e neste ano 16 cidades brasileiras participam da ação. O boteco vencedor da edição paulistana será conhecido no dia 10 de julho, no Mercado Municipal.
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