Consumo de refrigerante em queda
Enquanto volume cai ao nível mais baixo desde 1996, as vendas no varejo norte-americano crescem
Enquanto volume cai ao nível mais baixo desde 1996, as vendas no varejo norte-americano crescem
Meio & Mensagem
28 de abril de 2013 - 8h20
Os consumidores estão bebendo menos refrigerante, levando a categoria a retroceder pelo oitavo ano consecutivo.
A quantia de refrigerante consumido nos EUA caiu 1,2% em 2012 – beirando níveis de 1996, com o consumo per capta chegando aos níveis de 1987. No entanto, a maioria das marcas aumentou seus preços, levando a aumento de 1,8% nas vendas no varejo. De acordo com a publicação especializada Beverage Digest, a categoria, que inclui energéticos, vale cerca de US$ 77 bilhões.
O consumo de refrigerantes ficou estável durante a década de 90, crescendo cerca de 3% ao ano, antes de começar a diminuir o ritmo em 1999. A categoria está em declínio desde 2005 e enfrenta um cerco, particularmente nos últimos meses. O prefeito da cidade de Nova York, Michael Bloomberg, estava determinado a banir bebidas doces maiores que 450 ml, até que um juiz derrubou a proibição.
A Coca-Cola tem enfrentado seus críticos de cabeça erguida, com uma série de comerciais tratando de obesidade. O comercial “Coming together”, de dois minutos, veiculado em âmbito nacional em canais de TV paga comunicava claramente uma mensagem ao estilo “calorias presentes e ausentes”. O menos sério comercial de 30 segundos “Be OK” elencava uma série de atividades – passear com o cachorro, dançar – que queimam as 140 calorias presentes em uma latinha normal de Coca.
A marca continua a dominar a categoria, com 17% de participação, de acordo com a Beverage Digest. Diet Coke possui 9,4% de participação, enquanto a Pepsi ocupa a terceira posição no ranking, com 8,9% de share. A despeito de sinais promissores de que o trabalho da PepsiCo para estabilizar suas marcas de bebidas estava funcionando, a Pepsi tradicional perdeu 0,3% e Diet Pepsi, 0,2% de participação. Enquanto isso, Mountain Dew e Diet Mountain Dew, ambas também marcas da PepsiCo, ganharam participação.
10 Maiores Marcas de Refrigerantes em 2012
Marca Share Alteração
Coca-Cola 17 Estável
Diet Coke 9.4 -0.2
Pepsi 8.9 -0.3
Mountain Dew 6.8 +0.1
Dr Pepper 6.5 +0.1
Sprite 5.7 Estável
Diet Pepsi 4.7 -0.2
Diet Mtn Dew 2.1 +0.1
Fanta 2.0 +0.1
Diet Dr Pepper 1.8 Estável
Fonte: Beverage Digest
Tradução: Roseani Rocha
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