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Empresas questionam nova política do Whatsapp

Órgãos regulatórios estão estudando a validade da transferência de dados par ao Facebook


30 de agosto de 2016 - 10h35

Por Kate Kaye, do AdAge.

Em 2014, quando o Facebook anunciou sua proposta para a aquisição do Whatsapp, serviço de mensagens mobile, a política de privacidade de dados chamou a atenção da Federal Trade Commission. Agora, alguns dias após o Whatsapp ter avisado uma mudança na política de privacidade que permite a transferência do número do telefone e outros dados para o Facebook para facilitar a comunicação entre marcas e consumidores, dois órgãos de privacidade pediram ao FTC bloquear o movimento.

Em sua carta para a comissão, divulgada na segunda-feira, a Electronic Privacy Information Center (Epic) e o Center for Digital Democracy (CDD) pediram ao FTC para investigar a ação do Whatsapp. Os grupos chamaram a entrega de dados para o Facebook de “injusta e enganosa”, notando que “os usuários do Whatsapp não poderiam prever que, ao selecionar um serviço de mensagens que prezava pela privacidade, eles mandariam seus dados para as práticas do Facebook.

Epic argumentou que a transferência de dados deveria ser algo passível de escolha dos usuários.
Por ora, o Whatsapp fisse que o Facebook vai usar os dados, incluindo os números dos telefones, para computar métricas, refinar o target de anúncios do Facebook e permitir a comunicação entre empresas e usuários do Whatsapp, como atrasos em voos. A empresa ainda informou que vai manter o sistema livre de “anúncios em banners e spam”.

“Nós queremos testar essas ferramentas nos próximos meses, mas, para isso, precisávamos alterar nossos termos de privacidade”, informou o Whatsapp na última quinta-feira, 25.

Empresas reguladoras fora dos Estados Unidos também já estão trabalhando no assunto. O Information Commissioner’s Office, uma autoridade independente de privacidade no Reino Unido, divulgou uma nota em que afirma estar “analisando a mudança na política de privacidade do Whatsapp”. Elizabeth Denham, comissinária desse órgão, disse em nota que, “nosso papel é abrir a cortina de coisas assim, garantir que empresas estão sendo transparentes com o público sobre como seus dados pessoais estão sendo compartilhados e protegendo o consumidor, garantindo que a lei está sendo seguida.”

Em uma explicação para a mudança na política de privacidade, o Whatsapp afirmou que o Facebook não irá receber o conteúdo das mensagens, fotos ou informações das contas. “Isso significa, por exemplo, que apesar de algumas informações serem compartilhadas com o Facebook (como o número do telefone), essa informação não poderá ser vista por outras pessoas no Facebook. Além disso, quando você ou seus contatos usam a última versão do app, as mensagens são criptografadas”, escreveu a empresa. “Quando as suas mensagens são criptografadas, apenas a pessoa que você mandou a mensagem pode ler – nem o Whatsapp, o Facebook e ninguém mais pode.”

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