Home Depot e Ikea de olho no Brasil
Redes estariam articulando o início de suas operações no mercado nacional
Redes estariam articulando o início de suas operações no mercado nacional
Meio & Mensagem
15 de janeiro de 2014 - 11h34
A desaceleração da economia brasileira não está amedrontando marcas estrangeiras como a sueca Ikea e a americana Home Depot. Ambas estariam articulando o início de suas operações no Brasil, segundo reportagem do jornal Valor Econômico desta quarta-feira, 15. Fontes ligadas ao setor de varejo foram ouvidas pelo veículo durante a National Retail Federation (NRF), uma das maiores varejistas do mundo, que acontece em Nova Iorque e termina hoje.
O País é visto como mercado com potencial de investimento no prazo de três a cinco anos. Home Depot, Ikea e uma terceira marca, a chilena Cencosud, estariam negociando aquisição no mercado brasileiro com a BR Home Centers, que detém as cadeias Casa Show e TendTudo. Hoje controlada pela Leblon Equities e família Moraes, a BR Home Centers estaria inicialmente avaliando a abertura de capital (IPO) como forma de crescimento, mas sem descartar negociações com um grupo estrangeiro.
Em comunicado, a Ikea, que fatura 30 bilhões de euros, foi evasiva ao dizer que está “investigando oportunidades de investimento em mercados onde ainda não está presente”. Já a Home Depot, cuja receita foi US$ 75 bilhões ano passado, sequer comentou o assunto.
A Cencosud já opera no Brasil por meio de bandeiras regionais de supermercados, mas estaria avaliando instalar aqui o formato de lojas de materiais de construção que explora no país de origem. Outra empresa que já tem um pé no Brasil, já que comprou a rede de drogarias Onofre, em fevereiro de 2013, a CVS Caremark afirmou que os resultados iniciais a fazem avaliar o Brasil como espaço para “novas oportunidades de crescimento” da rede.
O plano de crescimento da CVS passaria por mais aquisições de redes de farmáscias no Brasil.
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