O melhor marketing musical de 2015
De Adele a Drake, o que as marcas podem aprender com os melhores marqueteiros da música
De Adele a Drake, o que as marcas podem aprender com os melhores marqueteiros da música
Meio & Mensagem
2 de dezembro de 2015 - 9h00
(*) Por Jeremy Wilson, do Ad Age
À medida que o ano se aproxima do fim, chegou mais uma vez o momento de olharmos para as técnicas mais efetivas e criativas que os músicos usaram para promover a si mesmos e a suas músicas.
Este ano foi turbulento para a indústria musical, dominada pela batalha e pela evolução das plataformas de streaming. A Apple se empenhou em definir o seu papel na experiência moderna de música e o Google, recentemente, lançou o YouTube Music – sem grandes alardes, mas com a confiança em alta pelo feedback positivo dos consumidores até agora.
Foi um ano particularmente forte para os artistas de alto nível, motivo pelo qual as gravadoras estão dobrando as apostas no foco aos superstars globais. Os nomes já consagrados prosperam ao executar abordagens integradas, aproveitando todos os pontos de conexão com seus fãs e operando estratégicas publicitárias inteligentes que garantiram a manutenção de um alto nível de buzz, não apenas durante o período de lançamento, mas pelo ano inteiro. Aqui estão as minhas escolhas de melhores músicos marqueteiros de 2015 e o que as marcas podem aprender com eles.
Adele domina
Nós precisamos começar essa lista com a nova rainha, Adele. Ela desapareceu, a indústria parou de falar dela, mas quando ela voltou, voltou do jeito certo. O lançamento do álbum 25 foi executado brilhantemente e, de acordo com o Nielsen Music, vendeu um recorde de 3,37 milhões de cópias durante a sua primeira semana. Adele esmagou o antigo recorde, do NSYNC, por mais de um milhão de cópias. Seu single, Hello, também quebrou o recorde de vídeo mais visto no Vevo em 24 horas, com um total de mais de 27,7 milhões de visualizações.
Então, vamos dar uma olhada na estratégia dela. Como tem sido uma tendência neste ano, ela se apoiou na sua influência e se recusou a liberar o álbum via serviços de streaming para maximizar o lucro. Além da abordagem de mídia tradicional, houve duas coisas que eu amei no lançamento dela. A primeira é como ela deu um show gratuito em Nova York dois dias antes do lançamento do álbum e conseguiu milhões de endereços de e-mail de fãs no processo. O segundo foi como ela potencializou o buzz da imprensa com conteúdo novo ao participar de um concurso de imitadores dela mesma pouco depois do lançamento.
Drake: os memes de Hotline
Quando o single de Drake Hotline Bling foi lançado, ele não teve um grande impacto, mas então o clipe chegou levando a música para o topo das paradas. Drake apelou para que os fãs conseguissem levar o single para o número um, mas então a nova rainha da música reapareceu e Hotline teve que se conformar com o número 2. O vídeo é a melhor prática de benchmark em como se fazer um clipe musical para a internet. Uma seleção de movimentos de dança coreografados com backgrounds super coloridos, o vídeo está gritando para ser fatiado em gifs e memes e deu aos veículos um ângulo único para cobrir.
Action Broson: o set ao vivo da Go Pro Boiler Room
A perspectiva é uma coisa poderosa. Boiler Room (casa londrina) é um grande espaço para assistir conteúdo ao vivo. O estabelecimento fez uma parceria com a GoPro para mostrar um de seus eventos típicos de um ângulo diferente: com câmeras na cabeça e no seu microfone de Action Broson. Foi tão perto que você consegue sentir o suor da barba dele.
The Weeknd: a experiência de realidade virtual em The Hills
No ano que vem, teremos uma onda de clipes com realidade virtual, e este é um bom início. A GoPro colabora novamente com o espaço musical para esse vídeo imersivo do remix de The Hills, com a participação de Eminem, que permite ao espectador caminhar por Abel Tesfaye.
Taylor Swift: #SquadGoals
Neste ano, Taylor Swift assumiu e definiu o #squad ao reunir uma tribo multitalentosa, incluindo Lena Dunham, Cara Delevigne e a It Girl Kendall Jenner. Então, o seu squad foi empregado em clipes, shows e premiações. Ela ampliou uso do termo na cultura do girl power e ainda se beneficia por meio de um senso de posse da tag.
AJR: Os vídeos interativos da Interlude
A especialista em vídeos interativos Interlude continua a fazer um trabalho fantástico no espaço musical, desta vez em uma colaboração com a Warner Music e a S-Curve Records em um projeto para o trio AJR. Interlude entregou seis experiências interativas que deixam os usuários fazerem de tudo, de olhar através de seus telefones a ir a um encontro rápido. Veja também o vídeo voyeurístico Trampled Under Foot, do Led Zeppelin.
Justin Bieber: a campanha de retorno
A campanha de retorno de Justin Bieber foi orquestrada brilhantemente. Ela se ancorou em colaborações que ajudaram a guiar sua relevância no mercado. O fiasco da nude pareceu o truque mais velho do livro, mas funcionou perfeitamente para ele.
(*) Jeremy Wilson é diretor de estratégia criativa na OgilvyOne New York, metade do duo de hip-hop Maex & Ryder e o autor do romance em tempo real newrules.nyc.
Tradução: Odhara Caroline Rodrigues
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