Assinar

Compra de mídia e de papel higiênico

Buscar
Publicidade
Ponto de vista

Compra de mídia e de papel higiênico


19 de julho de 2011 - 11h12

Prevenidos do fato que as agências de publicidade gostam de palestrar sobre as inúmeras alternativas de mídia, mas só sabem comprar televisão, alguns anunciantes transferiram a responsabilidade de compra da mídia aos compradores de papel higiênico de suas empresas.

Submissas à decisão, muitas agências justificam a atitude com a suposta grandeza gerencial que o ato representa. Considero a compra de mídia pelos profissionais que compram os suprimentos do anunciante mais uma demonstração de covardia do mercado publicitário brasileiro.

Admito que para destinar 64% da verba à TV aberta não há necessidade de grandes conhecimentos técnicos de mídia e que essa realidade aproxima a propaganda do "entusiasmado" mercado de papel higiênico. Mas o fato é que as audiências da televisão aberta despencam e as agências necessitam tomar o controle da condução dos investimentos publicitários sob pena de tornarem o negócio da propaganda tão irrelevante e comoditizado quanto à compra de papel higiênico.

As mesas de compra são aviltantes e só prosperam em um modelo de negócio que privilegia a concentração de investimentos em não mais do que cinco grupos de comunicação. Esse é mais um aspecto que depõe contra o modelo da propaganda brasileira e estimula a urgente discussão sobre os rumos do nosso negócio.

A divulgação da realização de mais um Congresso em 2012 estimula o debate sobre a comunicação publicitária no Brasil e é um excelente momento para a revisão do modelo atual que não mais atende à dinâmica do consumidor.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Selton Mello mostra as situações que pedem um Lacta

    Selton Mello mostra as situações que pedem um Lacta

    Embaixador da marca, ator estrela campanha nacional que mostra as situações do dia a dia que mais combinam com um chocolate

  • Itaú cria plataforma de passagens aéreas e promete sala VIP em Guarulhos

    Itaú cria plataforma de passagens aéreas e promete sala VIP em Guarulhos

    Banco quer incrementar as soluções relacionadas às viagens; serviço chega aos clientes a partir de 4 de agosto