Flavio Ferrari
19 de janeiro de 2012 - 5h58
O LinkedIn divulgou a lista das 10 palavras mais utilizadas nos perfis de seus usuários no Brasil em 2011:
1. Multinacional
2. Planejamento estratégico
3. Criativo
4. Efetiva
5. Multidisciplinar
6. Especializado
7. Novos desafios
8. Experiência internacional
9. Amplo conhecimento
10. Novas tecnologias
O material também aponta quais as palavras que lideraram o ranking de outros países onde o LinkedIn está presente.
“Criativo” foi um “hit” na Austrália, Canadá, Alemanha, Holanda, Reino Unido e Estados Unidos. Dinâmico um “top” na França. “Efetivo” a referência na Índia. ”Solução de problemas” um sucesso na Itália. ”Motivado” uma promessa freqüente na Irlanda. “Gerencial” um diferencial na Espanha. “Histórico” um desejo em Singapura (ou Cingapura, para os mais tradicionais).
É mais fácil entender o que acontece olhando o quintal dos outros.
República de Singapura é um país novo (oficialmente desde 1965), logo, carente de História. Na Espanha, como diria meu avô, “se hay gobierno, soy contra”. Irlandeses tem causas mais importantes para lutar do que o trabalho. A Itália é um país problemático. A Índia mais tradicional não é alinhada com os padrões ocidentais de efetividade. Os franceses adoram aquele ar “blasé” e o “laissez faire”. E no auge da crise de 2011, afetando os países do primeiro mundo, quem não quer contratar alguém criativo para dar um jeito na situação.
Isso tudo para dizer que os profissionais procuram ressaltar em seu perfil o que imaginam ser a expectativa dos potenciais empregadores (that`s marketing).
A lista brasileira trás alguns pontos consistentes e uns poucos paradoxos.
A internacionalidade, a formação atualizada (conhecimento/tecnologia/ especialização) e o foco no desenvolvimento dos negócios (planejar, criar, encarar desafios) formam um trio de competências certamente interessante.
“Multidisciplinar “e “especializado” revelam a incongruente mania brasileira de querer agradar gregos e troianos.
De qualquer forma, é interessante observar como as redes sociais oferecem oportunidades para as análises mais diversificadas.
Esse mundo novo é realmente divertido.
* Flávio Ferrari está à frente da consultoria Unit 34.
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