Quem é a mãe internauta e consumidora digital brasileira?

Buscar

Quem é a mãe internauta e consumidora digital brasileira?

Buscar
Publicidade

Marketing

Quem é a mãe internauta e consumidora digital brasileira?

Levantamento do Google mostra que das 67 milhões de genitoras brasileiras, 71% já estão conectadas e 68% possuem smartphone


4 de maio de 2018 - 8h00

Elas estão cada vez mais conectadas e, em geral, têm como principal foco educação e saúde em suas buscas e pesquisas na internet. Essa é a definição da mãe internauta brasileira segundo um levantamento do Google, publicado com exclusividade por Meio & Mensagem. O estudo identificou que, das 67 milhões de mães brasileiras segundo o IBGE, 71% já estão conectadas e 68% possuem smartphone.

A pesquisa foi feita com dados internos do Google durante o mês de março tendo como base de comparação os anos de 2016 e 2017. A amostra considera 800 mães nas faixas de 18-24, 25-34, 35-44 e 45-54. O principal objetivo do levantamento foi identificar os principais insights vindos dos comportamentos dessas mulheres e as oportunidades para as marcas ampliarem a relação com elas.

Segundo o estudo, 75% das mães buscam informações na internet sobre experiências reais que envolvam o universo maternal e o volume de buscas das mulheres aumenta 85% após descobrirem que serão mãe.

A busca por flores cresce 137%, com joias 64%, beleza 46%, moda 30% e shoppings 15%

Gustavo Casas, analista de indústria do Google Brasil, afirma que o estudo indica um novo caminho para as marcas se relacionarem com as mães brasileiras. “A análise aponta que elas enfrentam uma realidade muito diferente das mães de países desenvolvidos e que seus desafios vão muito além da conexão emocional com a família. Por isso, para fortalecer seu relacionamento com essas consumidoras, as marcas precisam entender quais são suas necessidades básicas. Foi justamente nesse campo que encontramos oportunidades a serem exploradas”, afirma.

Produtos e serviços em alta
Ainda de acordo com Casas, o fator emocional, muito explorado pelas marcas, já deixou de ser diferencial. “Muito antes de clichês e estereótipos, a mãe brasileira precisa de ajuda para tomar as melhores decisões para o seu dia a dia e as marcas podem ajudar com isso”, afirma Casas.

Quando o assunto é a forma como os internautas brasileiros, em geral, lidam com data comemorativas, 72% dos presentes comprados na internet celebram o Dia das Mães. Deste grupo, os consumidores começam a pesquisar informações sobre a data um mês antes. Neste período, alguns produtos e serviços sofrem variação significativa de aumento de buscas. A procura por flores no Google cresce 137%, seguida por joias (64%), beleza (46%), moda (30%) e shoppings (15%).

Dos serviços que mais são buscados estão salões de beleza (57%), reservas em restaurantes (26%), serviços de spas (23%), ingresso para teatro (21%) e passagens aéreas (17%). Quando o recorte é desejo das mães, os principais produtos são: roupas, smartphones, calças, calçados, perfumes, geladeira ou freezer, TVs, cosméticos, móveis, roupas para crianças, alimentos, blusas e notebooks.

Do total de views em vídeos de presentes para mães, 64% foram feitos por pessoas maiores de 25 anos e 59% por mulheres.

Dos serviços que mais são buscados estão salões de beleza (57%), reservas em restaurantes (26%), serviços de spas (23%), ingresso para teatro (21%) e passagens aéreas (17%)

Quando questionadas, 47% não têm uma marca de produto ou serviço na cabeça e apenas 5% das pessoas que compraram em 2017 não irão comprar em 2018.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas