Assinar

Ranking global rebaixa bancos brasileiros

Buscar

Ranking global rebaixa bancos brasileiros

Buscar
Publicidade
Marketing

Ranking global rebaixa bancos brasileiros

Melhor colocado, Bradesco cai da sexta para a nona posição na lista dos bancos com as marcas mais valiosas, de acordo com a Brand Finance


6 de fevereiro de 2012 - 1h01

O Bradesco é o banco brasileiro mais bem colocado no ranking das 500 instituições financeiras com as marcas mais valiosas do mundo, feito anualmente pela Brand Finance em parceria com a revista britânica The Banker. A marca do Bradesco foi avaliada em US$ 15,59 bilhões, valor que coloca o banco brasileiro em nono lugar na lista liderada pelo HSBC.

O banco britânico teve o valor de sua marca estimado em US$ 27,59 bilhões, recuperando a primeira posição do ranking, que havia conquistado em 2010 e perdido em 2011 para o Bank of Americas (US$ 22,9 bilhões). Na lista de 2012, o banco americano caiu do topo para a terceira posição, atrás do também americano Wells Fargo (US$ 23,23 bilhões), que manteve a vice-liderança.

Completam a lista dos dez primeiros o espanhol Santander (US$ 19,97 bilhões, em 4°), os americanos Chase (US$ 18,96 bilhões, em 5°), Citi (US$ 18,64 bilhões, em 6°) e American Express (US$ 18,23 bilhões, em 7°), o francês BNP Paraibas (US$ 16,8 bilhões, em 8°) e o chinês China Construction Bank (US$ 15,46 bilhões, em 10°).

O Itaú, na 13ª posição (com a marca avaliada em US$ 13,17 bilhões), e o Banco do Brasil, na 26ª posição (valor de marca de US$ 7,26 bilhões), são os outros bancos brasileiros entre os top 50 da Brand Finance. Cabe ressaltar que ambos, assim como o Bradesco, perderam posições e valor de marca em relação ao ranking do ano passado.

Em 2011, o Bradesco ocupou a sexta colocação; o Itaú, a 11ª; e o Banco do Brasil, a 22ª. Gilson Nunes, CEO da Brand Finance para a América Latina, aponta a desvalorização do real e a desaceleração da economia brasileira em 2011 como principais motivos para a queda.

“A variação cambial teve um impacto negativo de 10% nos valores das marcas de todos os bancos brasileiros. Outro aspecto importante é que este estudo foi feito em cima de um projeção de crescimento entre 3% e 3,5% para a economia brasileira. O estudo de 2011 teve como base um crescimento de 7% do PIB brasileiro”, analisa Nunes, para em seguida fazer uma ressalva. “A queda foi mais em termos de valores do que de percepção das marcas, que continuam praticamente no mesmo patamar do estudo anterior.”

Para o consultor, o prolongamento da crise na Europa e a estabilidade do real podem colocar os bancos brasileiros novamente em uma rota ascendente no ranking do próximo ano.

Banrisul e Banco do Nordeste

Também aparecem na lista dos 500 bancos com as marcas mais valiosas do mundo em 2012 o Banrisul (251ª posição, com marca avaliada em US$ 346 milhões) e o Banco do Nordeste (333ª posição, e marca no valor de US$ 219 milhões).

Publicidade

Compartilhe

Veja também