Ronaldo volta a sentir o clima de uma final mundial
Ex-jogador é ovacionado em torneio de eSports e vira embaixador da modalidade
Ronaldo volta a sentir o clima de uma final mundial
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Luiz Gustavo Pacete
23 de maio de 2017 - 10h14
O ex-jogador Ronaldo Nazário vivenciou novamente o clima de uma final mundial no domingo, 21. Diante de um público de quase 16 mil jovens, o Fenômeno foi ovacionado ao participar da entrega de medalhas aos campeões do Mid-Season Invitational, segundo principal campeonato do jogo League of Legends no mundo, que ocorreu no Rio de Janeiro.
O mundo do eSports de olho no Brasil
O time sul-coreano SKT venceu o torneio pela segunda vez e reforçou o favoritismo. Mas quem roubou a cena foi Ronaldo que, além da premiação, conheceu os jogadores do time sul-coreano e até jogou League of Legends. Um dos integrantes da equipe campeã, Junsik “Bang” declarou aos jornalistas presentes que a possibilidade de conhecer Ronaldo é o que vai ficar da final. “O Ronaldo é uma lenda do esporte para nós e vai ficar marcado na história do nosso time a oportunidade de conhecê-lo”, disse o garoto.
Já Lee Sang-hyeok, o Faker, o astro atual de League of Legends, afirmou que Ronaldo já era famoso na Coreia do Sul durante sua infância. Ao assumir o controle da Octagon, no início do ano, Ronaldo já havia confirmado ao Meio & Mensagem sua intenção de colocar o Brasil em outro patamar no marketing esportivo. “A ideia é investir em novos formatos e setores”, disse o ex-jogador. Um mês depois, em fevereiro, Ronaldo anunciou a entrada na sociedade do CNB, tradicional time de eSports, juntamente com os sócios André Akkari e Igor Trafane Federal. “Os jogos eletrônicos são tendência no mundo inteiro e, no Brasil, são uma febre”, afirmou.
No Twitter, a presença de Ronaldo levou o torneio a ter picos de repercussão. O primeiro, às 16h56, foi quando a G2, uma das equipes, ganhou o segundo round contra a SKT. O segundo, às 18h53, no momento em que Ronaldo entregou as medalhas de ouro aos jogadores da SKT. O tuíte da conta oficial do League of Legends do momento em que Ronaldo entregou as medalhas para a SKT e o post da equipe sobre a vitória estiveram entre os mais retuitados sobre o assunto.
O segmento de eSports, segundo dados da plataforma Twitch, em 2016, consumiu mais de 800 milhões de horas. De acordo com a Gameloft, desenvolvedora e distribuidora de jogos eletrônicos, o mercado de eSports movimentou US$ 900 milhões em todo mundo no ano passado. A receptividade dada ao jogador Ronaldo nos eventos de eSports vem animando os executivos do setor que acreditam que a popularidade do craque está sendo fundamental para ampliar o relacionamento da categoria com marcas e patrocinadores ainda não habituais.
A popularidade dos games eletrônicos vem chamando a atenção dos players de mídia. No caso de League of Legendes, desde janeiro, o SporTV transmite uma partida por semana do campeonato. No ano passado, o canal da Globosat já havia transmitido o ESL One Manila, um dos principais campeonatos internacionais do Dota 2. ESPN e Esporte Interativo também possuem programas relacionadas ao tema. E até a Globo vem ampliando seu espaço sobre o assunto que já entrou no Globo Esporte e está na pauta do Zero 1, programa apresentado por Tiago Leifert que estreou sua segunda temporada no último sábado.
O jornalista viajou ao Rio de Janeiro a convite da Riot Games
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