Sergio Damasceno Silva
1 de outubro de 2024 - 9h28
Edição 2024 do Maximidia começa nesta terça-feira, 1, e vai até quinta-feira, 3 (Crédito: Eduardo Lopes/Imagem Paulista)
CEOs e celebridades têm, no mínimo, um ponto em comum: são observados por muitos, sempre. Estão superexpostos por conta de seus atos, decisões, acertos e erros. E são cobrados publicamente, seja pelos acionistas, no caso dos líderes, seja por fãs e audiência, quando são famosos. Também em comum, têm, pela posição em que estão, o poder de influenciar e determinar direções, ideias, motivações e ideologias.
Exatamente por esses pontos, faz todo o sentido reunir CEOs e pessoas reconhecidas em suas áreas de atuação para compartilhar ideias, visões, opiniões e entender como agem e reagem às demandas do cotidiano. É o que faz o Maximídia, a cada edição, quando reúne esses dois lados de uma mesma moeda: CEOs e celebridades. Para a indústria da comunicação, marketing e mídia, o interesse por ambos os personagens tem seus motivos: um, o executivo principal da empresa, é quem determina o destino das verbas, inclusive as publicitárias; o outro, por muitas vezes, está do outro lado do balcão como protagonista de campanhas das empresas comandadas pelos CEOs.
Nesta edição, que acontece nos dias 1o, 2 e 3 de outubro, no hotel Unique, em São Paulo (SP), Maximídia recebe a jornalista e apresentadora Fátima Bernardes (na terça, 1º, às 17h30); o CEO da Rock World, que produz Rock in Rio, The Town e Lollapalooza, Luis Justo (na quarta, 2, às 17h30); e o cantor Thiaguinho (na quinta, 3, às 17h30) — todos representantes do mundo do entretenimento.
Já os CEOs de L’Oréal Brasil, Marcelo Zimet, do Bradesco, Marcelo Noronha, e a presidente do Palmeiras, da Crefisa e do Centro Universitário das Américas (FAM), Leila Pereira, participam das sessões Papo de CEO, as quais se consistem em entrevistas conduzidas pelo CEO do Meio & Mensagem, José Carlos de Salles Gomes Neto, sempre as 14hs.
Na terça-feira, 1º, a entrevista é com Marcelo Zimet, da L’Oréal Brasil. O setor de higiene e beleza é, reconhecidamente, um dos mais resilientes e pujantes da economia brasileira. Também é caracterizado pela inovação e iniciativas de marketing. Zimet é o primeiro brasileiro a comandar a empresa no País, que tem 65 anos de presença local, e falará sobre a participação da América Latina e do Brasil, em particular, nesses resultados; o foco da gestão em pessoas, desenvolvimento do negócio e inovação; o envolvimento em ações de diversidade. equidade e inclusão; e como a formação em marketing o ajudou na trajetória profissional.
Na quarta-feira, 2, o papo é com Marcelo Noronha, do Bradesco. No comando da segunda maior instituição financeira privada do País desde o final do ano passado, Noronha trabalha há 20 na Organização Bradesco. O executivo abordará os desafios de se conduzir a empresa em meio às oscilações macroeconômicas e de liderar uma das marcas brasileiras mais valiosas. O CEO detalhará os princípios que movem sua gestão “pés no chão”, focada em resultados, e o plano de reestruturação do banco para enfrentar a alta competitividade, o que inclui marcas consolidadas, estatais e fintechs.
No último dia do evento, o papo é com a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, que também é CEO da Crefisa e da FAM. Empresária de sucesso nos ramos financeiro e de educação, Leila se tornou uma das principais dirigentes do futebol brasileiro. Num ambiente totalmente masculino, é a única mulher no comando de clube das séries A e B. Sua gestão na presidência do Palmeiras é apontada como referência de profissionalização e Leila é considerada uma das principais vozes no novo cenário de negociações de direitos de transmissão e na criação da liga nacional. A executiva falará sobre seu estilo combativo de liderança; as peculiaridades de comandar instituições atuantes em setores tão diferentes, e as relações com o marketing e a mídia em cada uma; e como sua exposição como pessoa pública, ligada a uma das maiores paixões dos brasileiros, impacta a imagem e as estratégias de Crefisa e FAM.
Fátima Bernardes e Thiaguinho
Fátima Bernardes é uma das celebridades brasileiras mais associadas às marcas que anuncia em ações publicitárias, segundo pesquisa da Troiano Branding e Brasil Panels. E isso porque Fátima, se pode dizer, é uma novata em publicidade: foi apenas em 2014 que estrelou a primeira campanha na TV, para Seara. Mas, antes disso acontecer, Fátima se consolidou no jornalismo. Começou como repórter, em 1983, no jornal O Globo. Em 1987, entrou para a TV Globo e, em seguida, começou a apresentar o RJTV. Em 1989, assumiu a bancada do Jornal da Globo, com Eliakim Araújo e, depois, com William Bonner. Em 1993, migrou para a apresentação do Fantástico, com Sandra Annenberg e Celso de Freitas. Em 1996, assumiu tanto a edição quanto a apresentação do Jornal Hoje. Voltaria ao Fantástico em 1997, em dupla com Pedro Bial.
Em 1998, se tornou âncora do Jornal Nacional, com o então marido William Bonner, onde ficou até 2011. No ano, seguinte, a profissional se reinventaria na Globo e migraria do jornalismo para o entretenimento. Foi quando assumiu o comando do programa Encontro, no qual permaneceria até 2022. Ainda, apresentaria o The Voice Brasil e The Voice Kids, entre 2022 e 2023. Este ano, depois de mais de três décadas, deixou a Globo e estreou canal no YouTube.
Luis Justo está há 13 anos à frente do maior evento de entretenimento do País, o Rock in Rio. O executivo é CEO da Rock World, empresa que produz o próprio Rock in Rio, o The Town e o Lollapalooza.
Em 40 anos, celebrados este ano, o Rock in Rio teve 22 edições, mais de 4,6 mil artistas e 12,3 milhões de pessoas na plateia. Este ano, o festival atraiu mais de 85 marcas, com 130 ativações, e mais de 300 produtos licenciados.
O cantor, compositor e empresário Thiaguinho se notabilizou a partir da participação, em 2002, no talento show Fama (Globo, exibido entre 2002 e 2005). A partir de 2003, passou a integrou o grupo Exaltasamba, com o qual gravou dez CDs e cinco DVDs até 2012, quando saiu para empreender carreira solo. Thiaguinho trafega pelos universos da televisão, das mídias sociais e das ações de comunicação de grandes marcas.
Apenas no Instagram, tem mais de dez milhões de seguidores. No Spotify, contabiliza mais de 5,6 milhões de ouvintes mensais. É realizador de um dos maiores projetos musicais do País, o Tardezinha, que teve 160 edições em 22 estados brasileiros, e atraiu quase um milhão de pessoas ao longo de quatro anos e meio. Em 2009, Thiaguinho criou a empresa Paz & Bem, que é editora, gravadora e administradora musical.