A receita de fidelização do TudoGostoso
Em 2020, plataforma comemora 15 anos de operação e 5 de aquisição pela Webedia com alta na audiência causada pela pandemia
Em 2020, plataforma comemora 15 anos de operação e 5 de aquisição pela Webedia com alta na audiência causada pela pandemia
Taís Farias
27 de agosto de 2020 - 6h00
Em 2020, a vertical de culinária TudoGostoso completa 15 anos de operação. A data também marca cinco anos desde a aquisição da companhia pela Webedia , multinacional francesa que controla uma rede de canais e sites. Atualmente, a plataforma é um dos principais players de culinária na web e conta com 30,1 milhões de visitantes únicos, segundo dados da Comscore.
O número é reflexo do investimento em conteúdo e a estratégia de SEO desenvolvida pela Webedia para o site. De acordo com dados internos, o crescimento da base de usuários foi da ordem de 40% desde a aquisição. Nesse período a companhia desenvolveu parcerias comerciais com marcas como BRF, Mondelez, General Mills, JBS, Coca Cola e Tirol.
A pandemia também impactou positivamente o desempenho do site. O número de sessões do TudoGostoso passou de 54 milhões em fevereiro para 74 milhões em março. Em abril, o número chegou a mais de 104 MM. Diretora da unidade de negócios Webedia Food, Chloé de Trogoff, fala sobre os planos para a comemoração dos 15 anos e os investimentos da empresa em conteúdo multiplataforma.
Meio & Mensagem – Nesses 15 anos, o conteúdo sobre gastronomia aumentou muito na internet. Como o TudoGostoso procura ter um diferencial para chamar a atenção dentro desse grande volume de conteúdo?
Chloé de Trogoff – O diferencial do TudoGostoso é toda sua história construída com os usuários. É um site que foi feito com a colaboração direta dos usuários no envio de receitas, algo que além de trazer muita proximidade com o público, com receitas reais do dia a dia, traz também toda a confiança e originalidade nas receitas. Além disso, dentro do TudoGostoso o usuário encontra qualquer receita, trazendo assim um universo enorme de possibilidades.
Venda digital de alimentos avança
M&M -De que maneira o TudoGostoso vem investindo em inteligência de dados para conhecer melhor seu público?
Chloé de Trogoff – Temos dentro da empresa um setor dedicado de BI que visa entender o comportamento do nosso público ajudando a direcionar os nossos esforços, além de realizar pesquisas com a nossa base e usuários para entender o comportamento do nosso público.
M&M – Quais são os conteúdos multiplataforma que a empresa vem criando (vídeos, podcasts, etc)?
Chloé de Trogoff – O TudoGostoso sempre acompanha as tendências e procura inovar seus conteúdos sempre acompanhando o consumo dos usuários no meio digital. Atualmente apostamos em um novo programa em vídeo, chamado: Em casa com o TudoGostoso e Gabriel Frazão, que é um conteúdo voltado para ajudar as pessoas na quarentena com receitas práticas e fáceis do dia a dia, que traz, além do preparo da receita, dicas e toques especiais para finalização e tempero da receita pelo nosso chef. Esse conteúdo é disponibilizado originalmente no Facebook e no Instagram. Além disso, recentemente fizemos um canal especial para a quarentena dentro do site com receitas voltadas esse momento, além de outros projetos também com lives patrocinadas. Estamos também agora começando nosso canal no Tik Tok e produzindo vídeos específicos para essa nova rede. Em breve teremos novidades por lá.
M&M – Quais serão as ações feitas para comemorar os 15 anos?
Chloé de Trogoff – Teremos uma matéria especial no site e conteúdo nas nossas redes sociais como: a história do site, as 15 dicas mais incríveis do TudoGostoso, as 15 receitas mais amadas do site, entre outras. Criamos um Reels especial agradecendo nossos usuários por esses 15 anos de sucesso e audiência, que já tem mais de 800 mil de views. Além disso, lançamos hoje o Tik Tok do TudoGostoso.
M&M – Quais são os formatos pelos quais os anunciantes podem fazer parte do TudoGostoso? A empresa investe em novas soluções comerciais?
Chloé de Trogoff – Além de todas as possibilidade de mídia em nosso site, temos muitas soluções de em branded content. Algumas delas são o vídeo-receita top view, aquele famoso vídeo só com as mãozinhas preparando a receita, temos live patrocinada na qual o nosso chef, Gabriel Frazão, ensina receitas ao vivo para os usuários, soluções de receita em áudio, e-book com receitas diferenciadas, conteúdo nativo em texto para marcas, produção de receita com foto e passo passo desenvolvida especialmente para marcas, temos soluções em stories com possibilidades diversas (com a participação do chef mostrando algum produto, enquetes para gerar engajamento, etc), temos soluções em vídeo também semelhante ao Em casa com o TudoGostoso e Gabriel Frazão.
M&M – A pandemia mudou a maneira como as pessoas se alimentam. Como isso impactou o TudoGostoso? O que esperam para um contexto de pós-pandemia?
Chloé de Trogoff – Para o TudoGostoso isso gerou ainda mais acessos mensais, aumentando consideravelmente a nossa audiênci, e trouxe ainda mais fidelização e proximidade com os nossos usuários, que confiam no nosso conteúdo e passam a consumir mais ainda nesse novo cenário, procurando inspirações, dicas, receitas para diversificar a alimentação ou soluções práticas para ajudar nesse momento. Acreditamos que nesse novo contexto, à medida que as pessoas voltarem para as atividades fora de casa, essa mudança tende a se estabilizar, mas não acreditamos que será como antes, pois, pela nossa percepção essa mudança de hábito no consumo irá se manter para grande parte dos usuários, pois eles estão cada vez mais preocupados com a alimentação gerando essa conscientização maior do consumo. Acreditamos assim que é o momento das marcas se posicionarem ainda mais nesse cenário perto dos usuários através de sites de confiança como o TudoGostoso.
*Crédito da foto no topo: Aloova/istock
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