Acesso a celular supera audiência de TV
Segundo Simon Kemp, diretor da We Are Social, pesquisas indicam que a comunicação com donos de dispositivos móveis precisa ser intensificada
Segundo Simon Kemp, diretor da We Are Social, pesquisas indicam que a comunicação com donos de dispositivos móveis precisa ser intensificada
Meio & Mensagem
4 de abril de 2013 - 9h08
Um cruzamento de diferentes pesquisas realizado pela agência We Are Social aponta que hoje há mais gente conectada a celulares do que telespectadores. Cerca de 4,4 bilhões de pessoas pagam por serviços de operadoras de telefonia móvel, enquanto se estima que existam 4,2 bilhões de pessoas com acesso a televisores.
O estudo se utilizou dos números divulgados em fevereiro pelo Mobility Report da Ericsson e projeções da International Telecommunication Union, da ONU, para posse e penetração de TV em 2012. “É uma grande mudança”, diz Simon Kemp, diretor executivo da We Are Social em Cingapura, em artigo para o blog inglês The Wall, do Brand Republic Group. “Além do que a adesão global ao celular está crescendo num ritmo de 140 milhões de novos pagantes por trimestre.”
Para Kemp, esses dados são mais um indicativo de que os investimentos em mídia não seguem as tendências em telecomunicação. Citando dados da World Advertising Research Center para a Ásia e o Pacífico, 39% das marcas na região consideram dispositivos móveis uma plataforma de marketing muito importante, enquanto só 29% dessas empresas têm, de fato, estratégias de mídia para esse setor.
“O Google já apontou que mais pessoas hoje possuem um celular que uma escova de dentes; enquanto a ONU acabou de revelar que mais pessoas tem acesso a esses dispositivos do que a saneamento básico”, descreve Kemp. Ainda que a maioria dos celulares sejam simples, sem conexão com internet, o executivo registra que a taxa de crescimento de adesão a smartphones aumenta em cerca de 30% por trimestre, segundo dados da Ericsson. Na América Latina em especial, a taxa de penetração de celulares – entre todos os tipos de dispositivos – é de 112% no mesmo período.
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