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Mídia

Argentina terá medição de audiência estatal

Cristina Kirchner anunciou sistema para medir índices do interior e competir com o Ibope


3 de julho de 2014 - 11h03

A presidência argentina deve criar uma empresa estatal de medição de audiência televisiva. Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, o Sistema Federal de Medição de Audiência (Sifema) será composto por 11 universidades e começará a publicar resultados em 90 dias. A principal empresa a operar a medição de televisão aberta no país hoje é a brasileira Ibope.

A presidente Cristina Kirchner acusa as empresas privadas de concentrarem seus investimentos publicitários nos grandes grupos de comunicação. Segundo a mandatária, a compra de mídia em TV rendeu cerca de 31 bilhões de pesos (R$ 8 bilhões) em 2013.

A TV Pública, estatal, ocupa hoje o terceiro lugar em audiência, atrás do Canal Artear e do líder Telefe, do grupo Telefônica. Fontes do governo acreditam que essa quadro pode se alterar com a chegada de índices do interior do país calculados pelo Sifema. O próprio Ibope já verifica algumas praças além da Grande Buenos Aires: Córdoba, Mendoza, Rosário, Tucumán, Mar del Plata, Bahía Blanca, Santa Fé/Paraná e Alto Vale. Segundo o instituto, a cobertura representa 70% da população urbana do país.

Além da audiência, há questão política na manobra. Cristina Kirchner é antiga opositora do Grupo Clarín, dono do Artear, com quem travou forte enfrentamento a respeito da Lei de Meios. As duas partes também chegaram a se enfrentar sobre a falta de investimentos de verba oficial no canal, apesar de seus altos índices de audiência. O governo chegou a perder uma disputa na Suprema Corte para o Clarín a respeito de inserções no canal.

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